Cdi - dúvidas

ANDRE SERRA

New member
BOM DIA A TODOS,

QUERO TIRAR DUAS DÚVIDAS:

1- OUVI FALAR QUE O CDI QUE VEM NOS KITS PODEM SER TROCADOS POR UM MAIS POTENTE, FAZENDO QUE O MOTOR TENHA UM DESENVOLVIMENTO MELHOR.
ALGUÉM PODERIA ME INFORMAR SE ISSO PROCEDE E VERDADEIRO?
MEU MOTOR E 2T 80cc

2- É POSSÍVEL COLOCAR UM START PARA LIGAR O MOTOR?

DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS

Carlos Mayer

New member
Andre sua postagem foi movida do LEIA ANTES DE POSTAR NO FÓRUM Fórum para cá Ok.

Respondendo seus questionamentos.

Não esta afirmação não procede. O magneto e o CDI dos kits Bicimoto são projetados para gerar exatamente a energia necessária para o funcionamento adequado do motor. O CDI além de funcionar como um "acumulador de voltagem" tem a função de "limitador de giros" e a sua troca não apenas poderia comprometer totalmente o sistema elétrico da sua motorizada como comprometer a durabilidade do motor já que o limitador de outro CDI poderia colocar seu motor para funcionar em uma faixa de giros (RPM's) não recomendada pelo fabricante.

Em termos de projeto e engenharia sim pois se trata de um motor a explosão. A questão seria o custo do projeto, e a instalação de uma bateria com amperagem suficiente para colocar este motor de arranque em funcionamento e o peso que todo este sistema acrescentaria à bicicleta motorizada. Sei de uma Mobilete que foi montada na cidade de Cotia em São Paulo por uma equipe de mecânicos muito competentes. A "brincadeira" custou quase R$ 4.000,00 por se tratar de um protótipo e consumiu 4 meses e 1/2 de trabalho.

Vale investir tanto para colocar um motor de arranque numa bicicleta motorizada? Certamente não...

Abç

Última edição:
Bom dia!! Primeiramente, como amante dos motores dois tempos (apesar de ser um simples aluno, perto de Carlos Mayer), gostaria que me esclarecesse o que poderia estar havendo com minha Byke! Tenho à 8 meses, já está amaciada (2.200 km) e está tudo certo com ela, exceto justamente pelo CDI... já é o quarto que troco, me deixando na mão (e à pé) sem que se tenha uma explicação viável para tal, afinal, compro na Bicimoto o cdi original, a bobina está mostrando 348 ohms, está muito bem vedada, com juntas novas e silicone. Além do custo alto de um cdi, eu ainda por cima tenho que sempre ter um reserva! Isso sem contar que sequer ultrapasso os trinta quilometros por hora!! Foi daí que pensei em trocar por um cdi de mobilete, mas, como você bem orientou, não seria correto, apesar de viável. Mas eu então pergunto... O que poderia estar ocorrendo?? Não posso andar com um cdi no bolso o tempo todo rsrsrsrs! Um grande abraço e gostaria de acrescentar que sou seu admirador, (prá não dizer fã)! P.S. Nem sei se essa mensagem irá chegar até vc, ainda não me acostumei com o site e confesso estou perdido, mas... quem sabe alguém me ajude). No mais, obrigado!!

não esta muito perto do escape? pode ser calor

Bom dia Bico, muito obrigado por sua atençao em responder, porém não poderia ser, já que instalei no local seguido pelos modelos de quadros vistos no site Bicimoto... já cheguei ao quinto cdi que terei que trocar, enquanto alguns amigos estão a 10 mil km rodados e nunca trocaram uma unica vez!!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gilmar,
Verifique a fiação que chega da bobina até o cdi, se não tem nenhum curto. Outra, chegou a trocar a vela ?
Tem andado na chuva com ela ? Tente colocar uma borracha entre o cdi e o quadro. Pode ser vibração.
No cdi bichado, chegou a identificar o motivo do cdi não funcionar (queima, mau contato) ? Abra o cdi e avalie.
:cool:

Gilmar,
Verifique a fiação que chega da bobina até o cdi, se não tem nenhum curto. Outra, chegou a trocar a vela ?
Tem andado na chuva com ela ? Tente colocar uma borracha entre o cdi e o quadro. Pode ser vibração.
No cdi bichado, chegou a identificar o motivo do cdi não funcionar (queima, mau contato) ? Abra o cdi e avalie.
:cool:

Bom dia Nelson, agradeço suas orientações, a fiação que chega da bobina até o cdi está correta, já que há centelha normal na vela, quando testado, (a bobina eu verifico com multimetro e consta 348 ohms. A vela está queimando perfeitamente, haja visto que está seca com uma coloração amarronzada clara. Sim, como vou ao trabalho em períodos diferentes, às vezes pego chuva, mas esclareço que nunca é um toró, todas as juntas (bobina, embreagem), contatos cdi e bobina, os fios todos encapados e com silicone nos contatos, coloco silicone até na saída dos fios do cdi, e ainda coloco um plástico protegendo o dito cdi. Ainda não experimentei colocar uma borracha entre o cdi e o quadro, porém acho difícil seja esse o motivo, haja visto que a colocacão segue o mesmo desenho que consta numa bicimoto montada e mostrada no site, além do que um amigo tem o mesmo cdi colocado da mesma forma que a minha (encaixado no quadro inferior ) e ele está a quase oito anos com o mesmo cdi e, no caso o motor da minha bicimoto esse sim está com borrachas especiais para evitar trepidações. Ainda não abri um cdi para verificar o que houve, farei isso e retornarei! Aproveito para fazer uma pergunta... o motor que eu tenho é um motor *******, comprado na concorrente, porém todas as peças que compro são da loja citada aqui no fórum. Pode haver diferença entre os cdis?? acho que não pois eles são idênticos. Esse já é o quinto cdi que troco... Muito obrigado por sua atenção

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gilmar,
Nao se esqueça que as peças tem 90 dias de garantia. Faça valer o seu direito de consumidor.
Bem, quanto ao cdi, acredito que seja apenas um fornecedor para a Bicimoto e a concorrência. Menor custo.
Como não tenho nenhum vinculo com o pessoal de vendas da Bicimoto, é apenas um chute mesmo.
Se vc observar que todos os seus cdi's estão com o mesmo problema, aconselho rever toda a fiação que chega e sai do cdi. Avalie a voltagem e amperagem que sai da bobina. Use vel de 45 km/h para isto. A voltagem nominal é 6v e 0,5A.

Gilmar,
Nao se esqueça que as peças tem 90 dias de garantia. Faça valer o seu direito de consumidor.
Bem, quanto ao cdi, acredito que seja apenas um fornecedor para a Bicimoto e a concorrência. Menor custo.
Como não tenho nenhum vinculo com o pessoal de vendas da Bicimoto, é apenas um chute mesmo.
Se vc observar que todos os seus cdi's estão com o mesmo problema, aconselho rever toda a fiação que chega e sai do cdi. Avalie a voltagem e amperagem que sai da bobina. Use vel de 45 km/h para isto. A voltagem nominal é 6v e 0,5A.

Obrigado pela pronta resposta Nelson, no momento estou seguindo sua instrução e tentando abrir um cdi rsrsrs. Quanto a voltagem e amperagem como eu mediria? Sim eu sei que seria com o multimetro... mas como vou chegar a essa velocidade e medir ao mesmo tempo rsrsrs. Com certeza deve haver uma resposta simples, mas definitivamente eu não sei qual é. Por favor me oriente como proceder e obrigado mais uma vez!!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Tranquilo Gilmar.
Imagino que seu hodômetro esteja lendo o pneu dianteiro...... Hummm, isso é problema. Esse tipo de leitura que eu propus da voltagem, seria com o pneu traseiro levantado mas com o leitor na traseira. Seria possível mudar ele para a traseira ? Se não for na traseira, será difícil fazer a medição da voltagem. Bem, vai que vc tem uma esteira onde a bike pode rodar..... Assim daria. Meio difícil de alguem ter isso.
A resposta foi simples mas a execução, nem tanto. Infelizmente, não tenho outra ideia.
Alguém do fórum para ajudar ?