Carburador 80cc com "falta de gasolina"

gz.gomes

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Boa tarde pessoal do Forum! Gostaria de utilizar este espaço para compartilhar minhas dúvidas e dividir experiências. Comprei a cerca de um mês um kit 80cc. A montagem transcorreu sem problemas e passei para a parte dos testes (que é a melhor rsrrss). Ocorre que venho percebido o seguinte:

Na primeira "ligada" do dia o motor pega normalmente e roda sem problemas. Já a partir da segunda e terceiras "ligadas", ainda com o motor quente e logo em seguida ao desligamento do motor, a aceleração não firma corretamente e demora até conseguir fazer o motor "encher" plenamente. Outras vezes acontece da bina pegar andar alguns metros e "morrer".

A impressão que eu tenho é que a cuba tem ficado vazia, provocando a falta de combustivel. Pensando nisso desmontei o carburador para limpar. Ele estava praticamente limpo. A unica parte que não desmontei foi o estilete que alimenta a cuba com combustivel(tive um pouco de dificuldade para tirar o eixo do suporte da boia).

Essa teoria da cuba sem combustivel se da pelo fato de quando o motor pega e morre alguns metros adiante, e se eu pressionar o botão injetor de combustivel faz com que a próxima partida seja fácil, entretanto novamente ele roda alguns metros e morre novamente. Caso eu não pressione tal botão a partida fica praticamente impossivel.

Assim que eu montei o kit eu coloquei o filtro de combustivel recomendado. Aliás, atravéz da mangueira de combustivel dá para ver muitos residuos que se acumulam antes do filtro. A minha dúvida é se pequenos residuos estão passando pelo filtro e impedindo que a gasolina entre até a cuba.

Outra hipótese seria a de "vácuo" no tanque. Essa teoria eu li em outro post aqui no forum e a passoa que postou chegou a comentar que uma leve passada de serra na guarnição da tampa do tanque deixou que o combustivel escoasse melhor, será esse o problema, alguem mais ja teve que fazer isso?

No meu caso, sempre controlo o escoar do combustivel pela mangueira. Nunca ela chegou a encher totalmente(na parte após o filtro) mas sempre tem um pouco de gasolina na entrada do carburador.

Gostaria de saber dos amigos mais experientes se dá para limpar a entrada da gasolina retirando aquele bico que entra a mangueira no carburador, pois gostaria de evitar ter que desmontar novamente o mesmo.

O motor do kit deve estar agora com cerca de uns 10km rodados.

Peço a ajuda dos colegas e caso eu tenha me esquecido de algo é só perguntar que eu responderei prontamente, pois quero ver se consigo mexer na bina no feriado de 7 de setembro, lembrando que assim que tiver mais um tempinho me apresentarei a todos lá no tópico adequado.

obrigado.
 
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budget100

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Prezado GZ-GOMES.

1 - Para retirar a bóia e ter acesso ao estilete basta empurrar o pino que prende a bóia de um lado e puxá-lo do outro. A bóia se soltará e você poderá retirar o estilete. O que acontece é que quando há sujeira no estilete a vedação costuma não acontecer completamente fazendo com que a gasolina saia do carburador e não exista a falta dela.

2 - Como a sua motorizada é nova, seria interessante colocar um pouco de gasolina no tanque, sacudi-lo e jogar toda a gasolina fora. Se você vê algumas sujeiras antes do filtro é sinal de que existam mais no tanque.

3 - Para você ter a certeza de que tudo corre correto até a entrada do carburador você poderá retirar a mangueira que chega ao carburador, depois do filtro, e verificar a vazão. Se a gasolina pinga ou sai de forma contínua. Se sair aos pingos, abra a tampa do tanque para ver se é falta de suspiro que poderá ser resolvido com a abertura de um pequeno orífico para a entrada de ar em local discreto e que evite respingos de gasolina para fora. Caso permaneça com pequena vazão, o tanque deverá ser lavado, a torneira de combustível retirada, seu pré-filtro limpo com jato e ar e aproveite que estás com a mão na massa e substitua o filtro de combustível por um novo.

4 - Por fim, como dizes que ao apertar o botão de enchimento ela melhora, seria indicado conferir a altura da bóia. Há um tutorial interessante no Fórum sobre carburadores que você deveria ler.

5 - Já que poderás ter que abrir o carburador para ver o nível da bóia, verifique se há sujeira na sede do estilete e, de quebra, confira se a trava da agulha de mistura está o sulco central. Creio que poderás resolver este problema. Abração
 

gz.gomes

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Caros colegas, muito obrigado pelas respostas. O feriado sera dedicado a executar as ações propostas. Caso outrso colegas tenham mais sugestões elas serão muito bem vindas. Assim que tiver o resultado dos teste posto aqui.
um grande abraço a todos.
 

gz.gomes

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Caros colegas, como prometido retorno com o relato das experiências. Como a minha primeira dúvida era se o vácuo estava impedindo a decida da gasolina até o carburador, fiz como o budget100 recomendou e retirei a mangueira de combustivel e verifiquei sua vazão, que estava normal. A partir dai eu comecei a achar que a mangueirinha do tanque até a entrada do carburador estava muito grande, fazendo uma pequena curva para cima. Aproveitei que estava com a mão na massa e cortei ela um pouco e deixei ela mais enclinada, indo direto sem curvas e voila! O motorzinho não teve mais problemas de falta de combustivel.
Um outro acontecimento durante os testes foi que a vela original queimou e eu tive que substituir pela reserva que veio junto com o kit. Hoje vou providenciar a compra de uma NGK B5HS conforme o Carlos tem sugerido.

Um grande abraço!
 

Carlos Mayer

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Boas notícias amigo...

Só uma coisa... Vela de ignição não "queima" ela deve estar carbonizada (preta) e isso você pode contornar limpando-a e lixando levemente o eletrodo. Serve como reserva para uma emergência... Abç
 

gz.gomes

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Caro Carlos, obrigado pela correção. Ocorre que eu testei a vela dando o tranco e ela não deu centelha. Após a substituição pela reserva tudo ficou ok.

Um grande abraço.
 
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