Barulho estranho no motor

Jairan

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80cc 2t, motor amaciado, pouco mais de 500km rodados.
ultimamente meu motor está muito estranho, na hora de arrancar ou quando estou pilotando devagar ele faz um " tu tu tu tu tu tu " (espero que entendam) bem rapido, como se o motor quizesse parar. Está sem força, tenho que acelerar bastante pra chegar a 40/h, antes tinha que ter cautela no acelerador pois o motor ficava querendo passar dos 40/h facilmente, hoje em dia quando coloco 40 ele ja está em rotação quase alta. Está fazendo um barulho estranho, no vídeo nao da pra ouvir muito bem, mas observem o barulho que faz quando paro de acelerar, é tipo um " gii gii gii gii gii " e quando faz esse barulho a vibração aumenta bastante, além disso as vezes pinga uns no meu pé esquerdo uns pingos quentes bem finos nem da pra ver só sinto porque queima um pouco. estou bastante preocupado, porque até 7 dias atrás ela nao apresentava nenhum desses problemas e do nada apareceram. me ajudem por favor.
VÌDEO: https://www.youtube.com/watch?v=nr0Uh45DgrQ&feature=youtu.be
 

Carneiro

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Realmente no vídeo não dá pra ouvir claramente o que é normal ou o que não é. Vamos às perguntas. 1- Está demorando para pegar? 2- De onde vem os pingos?
Todo motor 2 tempos pinga óleo pelo escapamento, verifique se não é de lá.
Verifique também: Aperto da vela e principalmente o aperto do escapamento no motor, pois com a vibração, solta tudo mesmo. Na verdade, verifique TODOS os apertos. Cuidado para não exagerar no aperto. Verifique essas coisas e poste o resultado aqui. Forneça mais detalhes se possível. Abraços
 

Jairan

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Realmente no vídeo não dá pra ouvir claramente o que é normal ou o que não é. Vamos às perguntas. 1- Está demorando para pegar? 2- De onde vem os pingos?
Todo motor 2 tempos pinga óleo pelo escapamento, verifique se não é de lá.
Verifique também: Aperto da vela e principalmente o aperto do escapamento no motor, pois com a vibração, solta tudo mesmo. Na verdade, verifique TODOS os apertos. Cuidado para não exagerar no aperto. Verifique essas coisas e poste o resultado aqui. Forneça mais detalhes se possível. Abraços
os pingos parecem ser do pinhão, não demora pra pegar, achei também que saia do escape e apertei bem a porca só que continuou. o que acha que pode ser ? olha a partir dos 0:11 segundo de video, um barulho tipo " din din din din din " ela não fazia esse barulho antes :/
 

Carneiro

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Ok, amigo, valeu pelo retorno. Vamos lá, O barulho também aparece quando a bike tá parada com o motor ligado e a embreagem apertada? Ou seja, faz barulho também com o conjunto embreagem e pinhão parados?
 

Jairan

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Ok, amigo, valeu pelo retorno. Vamos lá, O barulho também aparece quando a bike tá parada com o motor ligado e a embreagem apertada? Ou seja, faz barulho também com o conjunto embreagem e pinhão parados?
não, hoje percebi que o barulho parece sair do pinhão ou da corrente do motor, quando acelero nao faz barulho, porém quando paro de acelerar e a bicicleta fica em movimento começa o batedeiro e a vibração que parece ser do pinhão, quando estou parado com o motor ligado ou pilotando bem devagar ( 20km/h ) não faz esse barulho. esqueci de citar que semana passada tive um vasamento de óleo pelo pinhão que criou uma grande mancha no chão, limpei o pinhão e o quadro e o vasamento parou.
outro problema é que quando aperto a embreagem e prendo no pino, a bike ainda fica meio travada, da pra pedalar so q fica um pouco pesada, pra pedalar ela normal tenho q apertar a embreagem até o fim. hoje o motor está com dificuldades na hora de descolar, está sem força. http://i.imgur.com/z5bWsj8.png agora percebi esse vasamento que sai dessa parte do motor. me ajude por favor até semana passada esse motor estava perfeito e do nada começou a aparecer esses problemas, o que pode ser ?
 

Carneiro

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Caro Jairan, primeiro lamento não estar te respondendo na velocidade que você deseja. Tá dando pra perceber sua ansiedade. Relaxa, fica tranquilo pois seu motor tem conserto. Vamos lá novamente. Uma boa notícia - seu motor está bom. Seu problema está no conjunto transmissão/embreagem. dentro dessas tampas metálicas, no lado oposto do pinhão, tem duas engrenagens lubrificadas com graxa. É essa graxa que está saindo. Por que está saindo? Em condições normais, a graxa nunca escorre pois ela está no estado pastoso. Mas, no seu caso, ele liquidificou por causa do aumento de temperatura no local devido à algum atrito indevido, o que explicaria a perda de potência e barulho. Imagino um rolamento quebrado do sistema de transmissão. Se você tem alguma prática em mecânica, é só desmontar e identificar o problema. Tem vídeos mostrando em detalhes como desmontar, montar e regular a embreagem depois. É bem simples para quem tem mesmo que pouca experiência. Se for rolamento, não coloque um chinês, coloque americano ou japonês. Fique tranquilo pois é simples de resolver. Lembre-se que a graxa antiga terá que ser removida pois já deve estar queimada e você deve colocar graxa nova. Os vídeos explicam bem direitinho. Quando resolver, não esqueça de postar aqui o resultado. Abraços.
 

Jairan

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Caro Jairan, primeiro lamento não estar te respondendo na velocidade que você deseja. Tá dando pra perceber sua ansiedade. Relaxa, fica tranquilo pois seu motor tem conserto. Vamos lá novamente. Uma boa notícia - seu motor está bom. Seu problema está no conjunto transmissão/embreagem. dentro dessas tampas metálicas, no lado oposto do pinhão, tem duas engrenagens lubrificadas com graxa. É essa graxa que está saindo. Por que está saindo? Em condições normais, a graxa nunca escorre pois ela está no estado pastoso. Mas, no seu caso, ele liquidificou por causa do aumento de temperatura no local devido à algum atrito indevido, o que explicaria a perda de potência e barulho. Imagino um rolamento quebrado do sistema de transmissão. Se você tem alguma prática em mecânica, é só desmontar e identificar o problema. Tem vídeos mostrando em detalhes como desmontar, montar e regular a embreagem depois. É bem simples para quem tem mesmo que pouca experiência. Se for rolamento, não coloque um chinês, coloque americano ou japonês. Fique tranquilo pois é simples de resolver. Lembre-se que a graxa antiga terá que ser removida pois já deve estar queimada e você deve colocar graxa nova. Os vídeos explicam bem direitinho. Quando resolver, não esqueça de postar aqui o resultado. Abraços.

obrigado por estar me ajudando amigo,então ja havia feito esta lubrificação e não resolveu, desmontei parcialmente a embreagem para olhar os rolamentos e estão bons, os problemas continuam, como ja havia dito está sem força pra descolar e um barulho muito estranho quando paro de acelerar com a bike em movimento (o barulho para com ela parada ou quase parada). Agora a embreagem so funciona quando aperto até o fim, quando prendo no pino ela trava a bike totalmente, e ai ?
 

Carneiro

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Olá Caro Jairan, "Desmontei parcialmente" - O mecanismo é bastante simples, desmonte tudo e verifique cuidadosamente cada peça. Continuo achando que pode ser um rolamento. Desculpe a pergunta, não fique chateado, mas você sabe identificar um rolamento com problemas? Ele não pode ter folgas laterais nem verticais. Também não pode fazer qualquer barulho bem como não pode ter nenhuma aspereza ou calos ao ser girado. Quando um rolamento está bom, ao ser girado, ele para imediatamente pois a graxa interna impede que ele fique girando. Se o seu rolamento estiver seco, se perdeu os selos laterais ou qualquer outra coisa, deve ser substituído. Verifique todos os dentes das engrenagens, veja os eixos se estão encaixando firmes sem folgas. Lembre-se que não pode ter graxa na embreagem e ela deve ser ajustada. Como estão os PADS da embreagem? Ainda em condição de uso? Ou tá raspando metal com metal? O seu problema está aí. Não tem jeito, vai ter que desmontar tudo mesmo. Assistiu os vídeos que tem no YouTube? É simples de desmontar e ajustar. Tenho certeza que você vai achar o problema. Se for o caso, peça ajuda para algum amigo local pra te ajudar. Uma boa companhia significa mais dois olhos e duas mãos além de aumentar as ideias. Não há muito mais o que dizer, o motor tá bom, o sistema de transmissão tá fazendo barulho e sem tração. Portanto, é aí o problema. Vale a pena lembrar, a sua corrente não está muito apertada? O pinhão e coroa estão bem alinhados? Pois isto pode ter causado o problema. Abraços, Leonardo
 

Jairan

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Olá Caro Jairan, "Desmontei parcialmente" - O mecanismo é bastante simples, desmonte tudo e verifique cuidadosamente cada peça. Continuo achando que pode ser um rolamento. Desculpe a pergunta, não fique chateado, mas você sabe identificar um rolamento com problemas? Ele não pode ter folgas laterais nem verticais. Também não pode fazer qualquer barulho bem como não pode ter nenhuma aspereza ou calos ao ser girado. Quando um rolamento está bom, ao ser girado, ele para imediatamente pois a graxa interna impede que ele fique girando. Se o seu rolamento estiver seco, se perdeu os selos laterais ou qualquer outra coisa, deve ser substituído. Verifique todos os dentes das engrenagens, veja os eixos se estão encaixando firmes sem folgas. Lembre-se que não pode ter graxa na embreagem e ela deve ser ajustada. Como estão os PADS da embreagem? Ainda em condição de uso? Ou tá raspando metal com metal? O seu problema está aí. Não tem jeito, vai ter que desmontar tudo mesmo. Assistiu os vídeos que tem no YouTube? É simples de desmontar e ajustar. Tenho certeza que você vai achar o problema. Se for o caso, peça ajuda para algum amigo local pra te ajudar. Uma boa companhia significa mais dois olhos e duas mãos além de aumentar as ideias. Não há muito mais o que dizer, o motor tá bom, o sistema de transmissão tá fazendo barulho e sem tração. Portanto, é aí o problema. Vale a pena lembrar, a sua corrente não está muito apertada? O pinhão e coroa estão bem alinhados? Pois isto pode ter causado o problema. Abraços, Leonardo
amigo, desmontei a embreagem, lubrifiquei e remontei, está funcionando perfeitamente, problema resolvido a bike está funcionando como antes, muito obrigado pela assistência.
 

Carneiro

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Que excelente notícia Jairan!! Que bom que você resolveu. Conseguiu identificar especificamente qual era o problema? Peça quebrada? Ajuste? Seu retorno com esse detalhe será bem útil para os outros usuários do site que por ventura tenham o mesmo problema. Abraços e parabéns pela solução do problema! Leonardo
 
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