Aumento de cilindrada de 49cc para 60 ou 70cc

wilgoliveira

New member
Olá pessoal, boa tarde.
Há pouco tempo adquiri uma motorizada estou muito contente com a compra porém tenho umas dúvidas.
1- Ela vibra demasiadamente, isso é normal nas motorizadas? Obs. todos parafusos conferidos e apertados.
não consigo subir a rotação do motor em função a vibração que se torna incômoda me obrigando a andar a baixas velocidades.

2- Seria possível aumentar a cilindrada de 49 para 60 ou 70 trocando-se o kit de cilindro? existe esse kit?

Tenho lido nos tópicos a respeito de mudanças no escape etc, bem ja retirei rebarbas, troquei rolamentos internos por melhores etc, mas a vibração continua...

Assiti a vídeos onde as motorizadas se apresentam mais estáveis com rotações redondas bem alinhadas por que será que a minha vibra tanto?...

Desde já agradeço a ajuda de todos, e elogio este site pela boa ajuda aos usuários de motorizadas.

Wilgoliveira.

rancatoco

New member
Olá pessoal, boa tarde.
Há pouco tempo adquiri uma motorizada estou muito contente com a compra porém tenho umas dúvidas.
1- Ela vibra demasiadamente, isso é normal nas motorizadas? Obs. todos parafusos conferidos e apertados.
não consigo subir a rotação do motor em função a vibração que se torna incômoda me obrigando a andar a baixas velocidades.

2- Seria possível aumentar a cilindrada de 49 para 60 ou 70 trocando-se o kit de cilindro? existe esse kit?

Tenho lido nos tópicos a respeito de mudanças no escape etc, bem ja retirei rebarbas, troquei rolamentos internos por melhores etc, mas a vibração continua...

Assiti a vídeos onde as motorizadas se apresentam mais estáveis com rotações redondas bem alinhadas por que será que a minha vibra tanto?...

Desde já agradeço a ajuda de todos, e elogio este site pela boa ajuda aos usuários de motorizadas.

Wilgoliveira.

Problema de vibração excessiva vem do quadro.

wilgoliveira

New member
Ja comprei ela montada
Mas me parece que o quadro em si é o mesmo que vêem nas motorizadas vendidas novas
Vou tentar emborrachar onde o motor e fixado ao quadro vou ver no que dá.
Vlw

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Wilgoliveira,
Veja também o alinhamento entre pinhão e coroa (a que tem corrente). Se estiver desalinhada, pode ajudar a aumentar a vibração já existente (normal).
Outra coisa é a centralização da coroa no cubo da roda traseira. Se estiver descentralizada, ajuda também no problema.
Belezz ? :cool:

Gladston

Member
O problema da vibração pelo colocado é inerente as características do motor e do quadro, na minha também enfrento o mesmo problema que foi minimizado com a colocação de borrachas nas presilhas que fixam a bandeja ao quadro (de alumínio), entretanto ainda não exigi o máximo do motor pois o mesmo estar amaciando (110 km rodados) e também por questões de segurança, me preocupa como parar a bicicleta numa emergência a 50 km/h, os freios não estão dimensionados para tanto, pelo que tenho lido e visto na internet, não existe uma preocupação sobre isto por parte de muitos que falam somente em aumentar a velocidade. É preciso levar a segurança em primeiro lugar.
Voltando a questão das vibrações: a borracha que usei não foi a de câmera de ar, utilizei uma mais espessa e estou pensando também em colocar a mesma borracha entre a mesa e o motor (pseudo sapata),o que acham?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gladston,
Muito bem comentado sobre a segurança. Potencia sem controle, é acidente na certa.
Se colocar uma borracha muito espessa entre o motor e a bandeja, a borracha pode ceder quando vc der o torque, pode travar a corrente no pinhão. Quando vc acelera, nesse momento, o motor tende a torcer um pouco (força os parafusos da bandeja). Há um limite nessa espessura da borracha. Só testando.
Um usuário colocou uma haste metálica entre o quadro da bike e o motor. Isso fez com que toda a vez dava o torque, o motor se mantivesse no lugar.
:cool:

Gladston

Member
Olá Nelson,
Bem lembrado a questão do torque, minha pequena experiência não levou isto em consideração. Quanto a barra estabilizadora (haste metálica) parece uma solução interessante, cria um terceiro ponto de apoio para o motor. Você tem imagens do procedimento, como ele a fixou no motor?
Lembro de ter visto no bloco do motor (acho que na parte frontal, verifico depois no momento estou longe da bike) duas roscas que permitiriam a colocação de parafusos e de uma possível barra de estabilização.
Também farei o teste com a borracha sobre a bandeja, ela deve ter no máximo 4 mm de espessura.

wilgoliveira

New member
Muito obrigado pelas respostas me ajudaram muito a solucionar meu problema. Ao meu ver as vibrações são resultantes de um projeto simploreo que no caso são nossos diminutos motores kkk
São bons como são fieis esses motorzinhos porém.....
Têm seus defeitos kkkk

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gladston,
Não tenho a imagem para lhe ajudar a entender. Ficar explicando aqui, seria difícil o entendimento. Lembro que a haste era apoiada na central (cubo do pedevela).
O nome do usuário é Ademberd. No comentário dele, tem uma foto (não muito explícita) do feito. Vale a pena procurar no fórum.
Caso eu ache, te envio.
:cool:

wilgoliveira

New member
então pessoal agradeço muito pela juda no quesito vibração, mas e a questãop de eu utilizar um kit 60cc ou 70cc no meu motor sendo ele um starfire 50cc será que existe esses kit´s.
um abraço

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Wilgoliveira,
Nao conheço a classificação de motor 49cc star fire.
Qual a diferença dele com os vendidos pela Bicimoto ?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Olá Nelson,
Bem lembrado a questão do torque, minha pequena experiência não levou isto em consideração. Quanto a barra estabilizadora (haste metálica) parece uma solução interessante, cria um terceiro ponto de apoio para o motor. Você tem imagens do procedimento, como ele a fixou no motor?
Lembro de ter visto no bloco do motor (acho que na parte frontal, verifico depois no momento estou longe da bike) duas roscas que permitiriam a colocação de parafusos e de uma possível barra de estabilização.
Também farei o teste com a borracha sobre a bandeja, ela deve ter no máximo 4 mm de espessura.
Gladston,
Achei a imagem do suporte para reduzir a torção da bandeja do motor.
Veja o link: http://bicicletamotorizada.net/threads/1942-Dificuldade-na-Subida-!!!
É o post numero 10 do usuário Ademberd.

rancatoco

New member
Boa noite pessoal. Voltando ao assunto da vibração, acabei confirmando sem querer que a vibração excessiva vem do tipo de quadro mesmo. Foi assim, estava procurando uma solução para carregar minha filha de uma forma pratica, sem cadeira na garupa e tal. Então comprei um banco de mobilete e levei a bike no serralheiro pra fazer um suporte para os pés da criança, resultando em um apoio soldado na barra superior e inferior do quadro e, para minha surpresa, as vibrações foram minimizadas 80%. Vejam as fotos para entenderem melhor:

Amanhã tiro uma foto detalhada do apetrecho.

IMG_20160419_165946.jpgIMG_20160506_090149~01~01.jpgIMG_20160720_124856.jpgIMG_20160814_174601.jpg

Resultado: Além de andar pra lá e pra cá de uma forma pratica com minha filha, não sinto mais vibrações excessivas ao passar de 45 km/h