Apresentação de Sergio Floripa

Sergio Floripa

New member
Tenho setenta anos, aposentado, moro em Florianópolis. Estou estudando a possibilidade de comprar uma bicicleta eletrica para passeio e locomoção (compras, academia de ginastica, etc). No momento estudo tres modelos: Dafra DBL, bicimoto 350w e Sense Wind. Minha carteira de habilitação é classe AB, portanto se a bicicleta elétrica é considerada veiculo automotor neste aspecto não haveria problema, o problema é o uso compartilhado em ciclovias que não sendo permitido, no meu caso tornaria o projeto inviável (trafegar pela cidade disputando espaço com os demais veiculos). Por este aspecto creio que vou eliminar a Dafra por não ser tão semelhante a uma bicicleta.

Carlos Mayer

New member
Olá, Sergio

Seja muito bem vindo ao Fórum...

Aqui na região Sudeste (especificamente estado do Rio de Janeiro) as bicicletas foram por decreto estadual equiparadas às bicicletas comuns. Tenho duas elétricas uma Bio Bike de 250 Watts e uma de alumínio equipada com um kit de Lítio da Bicimoto. Ando a bastante tempo com as duas e nunca fui parado ou tive qualquer problema com as autoridades de trânsito. Aqui ainda existe, é verdade, uma pequena confusão quanto aos scooters elétricos que mais parecem Lambrettas do que bicicletas... Mas de resto tranquilidade total...

Quanto a questão das ciclovias aqui exige-se velocidade máxima de 20 Km/h nas ciclovias e o uso de equipamentos de segurança. Mas sinceramente prefiro andar em velocidades mais altas e bem longe da ciclovia...

Forte abraço