Aletas do motor...dar acabamento..é possível?, pode prejudicar o resfriamento?

Flavio V8

New member
Olá, boa noite!
Sou Flávio.
Tenho uma caiçara aro 26" com motor 2 tempos 80cc com 98 km rodados...amaciando com calma.

Hoje estava observando outros motores 2 tempos e vi que o meu não tem "acabamento" nas aletas do motor!
WP_004738 edit.jpg

Gostaria de saber se é possível realizar um desbaste com cautela para aparar essa rebarbas!
Assim deixar um visual mais bonito!
Tenho algumas ferramentas para realizar o serviço,(micro retifica e lima) mas estou com dúvidas, sobre se a modificação pode prejudicar no funcionamento do motor, principalmente no resfriamento!

Agradeço desde já!
Boas Festas a Todos!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Flavio,
Use lixa d'água para isso. Como não parece que as rebarbas não são grossas, aconselho usar uma 180 na primeira passada e uma 300 para dar um melhor acabamento fino. Use sempre água para facilitar a lixagem e não exceder a retirada de material. Não recomendo as lixas para aço pois podem empastar a lixa de alumínio e acabar perdendo a eficiência. Há lixas que poderão dar melhor acabamento como os superiores a 300, como o 400. Vá experimentando. Não é caro, compre de várias rugosidades e avalie vc mesmo.
Imagino que a retirada de material será somente para acabamento, então, não prejudicará em nada no motor. Superfícies mais brilhantes trocam calor melhor que as foscas, sendo assim, vc vai até, de certo ponto, melhorar a refrigeração.
Mãos a obra !

Última edição:

Flavio V8

New member
Obrigado!!!

Tenho algumas destas lixas aqui em casa! Assim que eu terminar o serviço postarei fotos.

Muito Obrigado!

Ótimo final de Ano!!!

Flavio V8

New member
Bom Dia!

Realizei o procedimento recomendado pelo Nelson H...utilizei lixa 300, que tinha aqui em casa, e ficou muito melhor!
Antes do procedimento quando passávamos a mão, dava para sentir as rebarbas e até pequenas pontas e cantos vivos.
Para lixar entre as aletas eu enrolei a lixa como se fosse um tubo fino e comprido, daí fiz movimentos laterais até obter o resultado.
Depois do processo olha aí o como ficou...

IMG_001~1.jpgIMG_002~1.jpg

Obrigado!
boas festas!!!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Flavio,
Ficou ótimo !!
Fica a dica aí para outros usuários que quiserem dar uma melhorada na aparência do motor.
Passar o natal e o ano novo brilhando.
Vamos aproveitar e dar um trato nelas !
:cool: