Alegria e Decepção no mesmo dia!

CINQUENTINHA

New member
Comprei um kit 80cc e instalei na magrela, depois de bastante trabalho para adaptar, fiquei muito satisfeito com o resultado final.

Porém, me decepcionou a potencia do motor, onde moro tem muitas ladeiras e não consegui subir nenhuma sem pedalar...

algumas tive de subir empurrando mesmo.

O motor parece estar perfeito, dá marcha lenta, responde muito bem a aceleração, e não tem vazamentos nem de compressão, nem óleo nem nada.

minha bike é a primeira da cidade então não havia referencia de funcionamento, mas já tive mobilete (caloi e monark) e já tive cinquentinha da yamaha, tá certo que eu pesava 30kg menos (hoje peso 90) mas andava nelas sem problemas e subia todas as ladeiras da cidade, devagar mas subia.

gostaria de saber se é possivel fazer algo para melhorar a potencia, já vi que existe uma coroa de 50 dentes e também posso colocar aro 24 na bike mas será que isso vai resolver? se alguem tiver feito me fale o resultado por favor.

meu motor rodou 10 km, estou usando a mistura 1:16 e parece tudo ok, exceto pela vela, que está um pouco preta e úmida, pois tive de alterar a regulagem da agulha várias vezes para testar a melhor posição e a melhor delas foi no primeiro dos 5 sulcos, mas mesmo assim pega na primeira pedalada e dá lenta normal.

gostaria de alguma dica para motor novo sofrendo de "fraqueza" hehehehe.

abçs a todos.

Carlos Mayer

New member
Olá Cinquentinha

Vamos por parte como dizia Jack o Estripador...

1º A posição da agulha não deve ser mexida em hipótese nenhuma antes do término do período de amaciamento. A mistura sai propositalmente rica de fábrica (3º sulco de cima para baixo) e assim deve continuar até que o motor complete 500Km de uso.

2º Um motor com apenas 10Km rodados não está devidamente amaciado. Isso somado à maior quantidade de óleo 2 tempos (63Ml de óleo 2 tempos MINERAL por litro) misturado à gasolina tende a deixar a vela suja e molhada o que compromete o desempenho nos primeiros quilômetros.

3º Eu peso 94Kg e ando com minha cinquentinha subindo e descendo ladeiras o tempo todo com ela... O peso limite para os motores de 50 e 80cc é de 120Kg logo ainda tem 30Kg a seu favor...

Seu motor não está sofrendo de fraqueza... Você que está sofrendo de impaciência hehehehe

A medida que ela for usada e o motor começar a amaciar você perceberá nitidamente a melhora no desempenho Dia após dia... Quando completar 500Km e reduzir a quantidade de óleo 2T de 63 para 43Ml p/ litro de gasolina então nem te conto... Ai você poderá enriquecer ou empobrecer a mistura à vontade Ok.

Forte abraço

matheus19

New member
Acredito tambem e que como a embreagem do motor 80cc não e centrifuga igual a mobilete, você deve ter percebido que para sair da inercia você tem que pedalar e depois soltar a embreagem, e assim se você tentar subir uma ladeira sem um bom "embalo" ela não vai subir mesmo, entao a dica e se puder aumente um pouco mais a velocidade antes de subir alguma ladeira isso sempre deu certo comigo. :)

nego

New member
Na primeira vez que liguei a minha viúva negra, foi do mesmo jeito. Tem que ter paciência, e na subida auxiliar o motor pedalando, para não força o motor neste período de amaciamento.
Ai o motor vai se soltando pouco a pouco.

CINQUENTINHA

New member
Olá Cinquentinha

Vamos por parte como dizia Jack o Estripador...

1º A posição da agulha não deve ser mexida em hipótese nenhuma antes do término do período de amaciamento. A mistura sai propositalmente rica de fábrica (3º sulco de cima para baixo) e assim deve continuar até que o motor complete 500Km de uso.

2º Um motor com apenas 10Km rodados não está devidamente amaciado. Isso somado à maior quantidade de óleo 2 tempos (63Ml de óleo 2 tempos MINERAL por litro) misturado à gasolina tende a deixar a vela suja e molhada o que compromete o desempenho nos primeiros quilômetros.

3º Eu peso 94Kg e ando com minha cinquentinha subindo e descendo ladeiras o tempo todo com ela... O peso limite para os motores de 50 e 80cc é de 120Kg logo ainda tem 30Kg a seu favor...

Seu motor não está sofrendo de fraqueza... Você que está sofrendo de impaciência hehehehe

A medida que ela for usada e o motor começar a amaciar você perceberá nitidamente a melhora no desempenho Dia após dia... Quando completar 500Km e reduzir a quantidade de óleo 2T de 63 para 43Ml p/ litro de gasolina então nem te conto... Ai você poderá enriquecer ou empobrecer a mistura à vontade Ok.

Forte abraço

Obrigado Carlos,

mudei hoje a agulha para o terceiro sulco, quando acelera fica com barulho de afogando, mas deixei assim mesmo pois sei que o lub está na gasolina então mais gasolina mais oleo. obrigado pela dica.

realmente está melhorando a força, hoje rodei uns 15 km e no final do dia já subi uma rua que antes não subia :)

abçs

CINQUENTINHA

New member
Acredito tambem e que como a embreagem do motor 80cc não e centrifuga igual a mobilete, você deve ter percebido que para sair da inercia você tem que pedalar e depois soltar a embreagem, e assim se você tentar subir uma ladeira sem um bom "embalo" ela não vai subir mesmo, entao a dica e se puder aumente um pouco mais a velocidade antes de subir alguma ladeira isso sempre deu certo comigo. :)

olá Matheus,

obrigado pela dica, eu faço isso mas nem assim vai. mas hoje já melhorou está mais forte, acho que ainda vai melhorar mais um pouco.

abçs

Carlos Mayer

New member
É como eu te disse amigo... À medida que o motor for amaciando você sentirá ele cada vez mais solto... No começo quando muito novo o atrito entre as peças é muito grande, os pads de atrito da embreagem não estão "acomodados" enfim... Motor novo...

Logo você se surpreenderá com o desempenho acredite... Forte abraço e qualquer dúvida é só chamar Ok...