8o cc perdendo muita força

ola amigos meu motor ja esta com 500 km rodados, agora não está conseguindo subir morros de 50 graus, cabo do carburador regulado, filtro de ar limpo, os prisioneiros estão bem apertados união do carburador e escapamento tbem bem apertados, vela Z8c 1 sulco com tom cafe com leite, esta tendo uma lenta redondinha não esta falhando nem em baixa nem em alta, porem esta perdendo muita força nas subidas, peso medio 85 kg. e não passa dos 45 km na reta , a proporçao ainda to mantendo 63x1 pois tenho uns dois litros de gasolina pronta já. Na verdade só falta eu mudar a gasolina, não sei se teria tanta influencia. se alguem puder ajudar? abraços

flavio.x

New member
Isso tem cara de carburação, será que não ta faltando gasolina? Pode ser que tenha vácuo no tanque.

Pode ser que esteja muito pobre a mistura também, é legal fazer um teste e descer 1 sulco.

Carlos Mayer

New member
Geralmente as motorizadas de 80cc não "aceitam" a mistura tão pobre assim (1º sulco de cima para baixo). São motores de maior compressão, maior centimetragem cúbica e funcionam melhor com a mistura rica... Normalmente 3º, 4º ou 5º sulco...

Uma ladeira com 50º de inclinação não é uma ladeira mas a parede de uma pirâmide do Egito heheheh...

Sugiro que enriqueça mais a mistura.

Verifique se os gases quentes saem livremente pelo escapamento (pode estar parcialmente entupido).

Se possível fotografe sua vela de ignição para que possamos ver a abertura do eletrodo.

Gasolina guardada tende a perder a octanagem e consequentemente o poder de explosão. Abasteça só com o que pretende usar e não "estoque" gasolina misturada a óleo 2 tempos em casa.

Por fim verifique a peneira que fica dentro do tanque pois se estiver parcialmente entupida o carburador não receberá combustível suficiente o que poderá se manifestar em perda de desempenho.

caro flavio acabei de fazer um teste, incuido o primeiro de velocidade tbem, primeiro retirei toda gasolina, lavei o tanque e o filtro da torneirinha, abasteci com 43x1, vela limpa, teste1 coloquei no 1 sulco: lenta boa baixa boa alta boa na reta, subida fraco. 2 teste: 2 sulco, lenta boa embolou na arrancada e no final deu umas engasgadas, subida fraco. 3 teste: voltei para o primeiro sulco, conferi cabo do acelerador, vela esta seca, cafe com leite , lenta boa, alta boa, velocidade em reta atingida 59,4 km/h mas na subida parece que perde a força que antes tinha. meu peso 66 kg. sera que melhora se descer para o 3 e 4 sulco. abraços

ola carlos, fiz o teste, vou testar agora no 3 e 4 sulco, minha vela cabe duas laminas de serra starret, acredito que seja um pouco menos o grau da subida heheheh abraços.

Carlos Mayer

New member
Eu começaria fechando o eletrodo um pouco... De duas para uma lâmina (boa referência)... Tentaria também trocar o combustível por gasolina fresca/nova e já na diluição pós amaciamento pois seu motor se encontra amaciado mas continua sendo abastecido como se não estivesse entende? A maior quantidade de óleo, a vela aberta e a mistura pobre podem ser a "receita" para o problema de falta de desempenho...

Falando de outro ponto. Como aparentemente no plano ela vai bem, abra a tampa da embreagem (lateral direita do motor). retire o parafuso Phillips que fica no centro da embreagem, e gire a porca flor (pior é que este é o nome) 3 ou 4 dentes para a direita... Isso fará a embreagem se aproximar mais do platô aumentando sua eficiência (caso esteja patinando na subida). Recoloque o parafuso Phillips na posição, a tampa e teste...

O caminho é este mesmo amigo.