80cc - 2T - 1110km - Falha de aceleração

Primeiramente sou novato no assunto tenho minha bike motorizada a uns 10 meses.
Já pensei varias vezes em desistir.
Utilizo ela quase todo dia para ir a faculdade, no entanto toda a semana da problema.
Das primeiras vezes foi o magneto (já queimou três vezes).
Sempre tem uma peça ou outro que quebra com a vibração (até o quadro já quebrou!).
Mas para quem gosta, sempre da um jeitinho de botar para funcionar novamente, as vezes uma solda aqui outra ali...

A 2 semanas atrás ela começou a dar um problema no carburador, após andar uns 10 minutos ela parava de funcionar e começava a vazar combustível pelo filtro de ar do carburador. Segui o manual regulei a boia e voltou a funcionar, uma semana se passou e um novo problema surge, até ontem após andar uns 15 minutos com ela, do nada ela perdia a força e de 55 km/h passava a 25 km/h, depois desligava. Para voltar a funcionar era muita sorte... Tinha de apertar o ejetor por um tempo, andar com o afogador ligado, desligar o afogador para ela funcionar male male a 25km e conseguir chegar em casa, isso ocorreu por uma semana, sempre na parte da noite e de dia voltava a funcionar bem e dava o problema novamente.

Ontem a coisa piorou pois agora não importa o que eu faça ela só anda a 25km/h. Em são Paulo é horrível e até perigoso andar a essa velocidade.

Quem puder me dar a dica agradeço.

Seguem mais alguns dados que podem ajudar:
- (algumas informações já no titulo)
- Agulha esta no quarto gomo de cima para baixo
- fiz a manutenção e limpeza do carburador conforme manual bicimoto
- Combustível estou usando 43ml de oleo / Litro de gasolina comum
- Filtro de gasolina e caminho até o carburador desobstruídos.
- Vela cor razoavelmente boa, nem muito melecada nem carvão queimado
- já testei varias posições para o esticador de cabo do acelador

Alguém pode me dar uma ajuda ai?

Jóni Oliveira

New member
Sendo também novato, a quantia de oleo está errada se ainda estiver a fazer os primeiros 500km.. (devem ser 63 Ml)
Está a usar que tipo de oleo? Deve ser mineral para 2 tempos como vi recomendado pelo menos até amaciar o motor

Última edição:
Jóni, toda ajuda é bem vinda. No entanto assim como deixei escrito no titulo do tópico, minha bike já tem 1110km, já passou 2 vezes o período de amaciamento. Sem contar que antes não tinha problemas devido a dosagem de óleo+gasolina e não mudei a técnica de mixagem. Estou usando Óleo Mineral para motores 2 tempos resfriados a ar, da marca Petrobrás postos BR, aquele da embalagem verde.

Carlos Mayer

New member
Olá Felipe...

Primeiro responderei sua perguntas em ordem...

Seguem mais alguns dados que podem ajudar:
- (algumas informações já no titulo)

Ok motor mais que amaciado.

- Agulha esta no quarto gomo de cima para baixo

Kits de 80cc 2T normalmente funcionam melhor com a trava da agulha no 3º sulco de cima para baixo o que equivale a uma mistura equilibrada (entre rica e probre). Com a agulha no 4º (como a do seu carburador) a mistura tende a ficar rica e o motor a engasopar (afogar). Não recomendo a mistura tão rica para uma cidade que não está ao nível do mar como SP.

- fiz a manutenção e limpeza do carburador conforme manual bicimoto

Ok

- Combustível estou usando 43ml de oleo / Litro de gasolina comum

Após o amaciamento devem ser utilizados 50 Ml e de óleo 2T e não 43 Ml. Você está usando quase 15% a menos do que o recomendado na mistura óleo 2T gasolina

- Filtro de gasolina e caminho até o carburador desobstruídos.

Já verificou a peneirinha que fica dentro do tanque? Com esta quilometragem possivelmente ela está suja diminuindo a vasão de combustível. Para limpá-la basta desatarraxar a torneirinha e lavar a peneirinha com gasolina e um pincel de cerdas macias. Costumo trocar o filtro de gasolina de minhas motorizadas no máximo a cada 500 Km.

- Vela cor razoavelmente boa, nem muito melecada nem carvão queimado

"Razoavelmente boa" não diz muito a respeito da coloração da vela. Preta? Marrom claro? Marrom escuro? Com depósitos de carvão? Eu de cara sugeriria a troca de sua vela original por uma NGK B5HS que tem bom preço e ótimo desempenho nestes motores tornando as partidas mais rápidas e funcionando bem em todos os regimes de rotação.

- já testei varias posições para o esticador de cabo do acelerador

Não creio que tenha relação com o problema.

Conclusões:

* Considero o 4º sulco inadequado para uma 80cc 2T amaciada. Pela sua descrição o motor está engasopando ou seja trabalhando com excesso de combustível (mistura rica demais ou mais gasolina do que ar). A altitude influencia muito na carburação e mesmo aqui no Rio de Janeiro ao nível do mar motores de 80cc 2T não respondem bem a esta mistura (4º sulco). De imediato eu recolocaria a trava da agulha no 3º sulco e depois de alguns dias de uso experimentaria também no 2º sulco.

* A quantidade de óleo 2T mineral é de 63Ml por litro durante o amaciamento e de 50 Ml por litro após o amaciamento

* Troque a vela original pela NGK sugerida

* Magnetos não queimam sozinhos. Geralmente ou por erro de instalação (falta de isolamento) ou umidade (andar na chuva) ou lavar o motor com mangueira. Minha 50cc 2T está com o magneto original de fábrica a 5 anos.

* Erros de instalação e alinhamento da transmissão podem sim quebrar o quadro principalmente quando estes não tem qualidade. Novamente minha 50cc 2T está rodando em um quadro beach cruiser a 5 anos e não tem nenhuma trinca.

* Finalizando rodar a médias em torno de 55 Km/h com bicicletas motorizadas é sentença de morte para o motor e a bicicleta. Esta não é a proposta, a velocidade está perto da máxima e isso diminui a vida útil do motor, acelera o desgaste dos componentes internos e pode sim levar o quadro a fadiga e quebra.

Forte abraço

- A agulha estava no terceiro, mudei para o quarto, após ler algumas recomendações por aqui, para ver se o problema parava. Não houve mudança, percebi uma leve aceleração a mais, então deixei no quarto, devo testar o segundo?
- O manual dizia 63ml para amaciamento e 43ml após amaciamento, em outros posts você disse que poderia até ser 40ml... Devo aumentar para 50ml?
- Testei outra vela, comprada na bicimoto, nova. Não ouve diferença... Essa vela NGK, aonde encontro, faz muita diferença?
- O último magneto esta durando um pouco mais, uns 3 meses, no entanto é a coisa que mais vejo queimando por ai e que mais me deu dor de cabeça no motor. Ando para ir a faculdade não tenho muito como prever se vai chover, por isso tentei isolar o máximo mantendo nova a junta e colocando muito silicone selante de alta temperatura. Isso funciona?
- Meu quadro é de ferro Caloi e o motor ao meu ver esta alinhado, acredito que seja a vibração + buracos. Vou tentar investir em amortecimento e reforço nas juntas do quadro. Alguma sugestão?
- Em São Paulo andar a menos de 45 km/h é quase senteça de morte para mim ao invés do motor! os carros ficam querendo passar por cima, é tudo um povo apressado. Devo desistir de usa-lo para esse intuito (avenida)?

Mais alguma dica de solução para o problema?

Sua recomendações são muito importante obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Felipe

Vamos lá...

- A agulha estava no terceiro, mudei para o quarto, após ler algumas recomendações por aqui, para ver se o problema parava. Não houve mudança, percebi uma leve aceleração a mais, então deixei no quarto, devo testar o segundo?

Eu testaria no segundo sulco. São Paulo está a 792 metros acima do nível do mar e o ar é mais rarefeito do que por exemplo aqui no Rio de Janeiro. Utilizar a mistura rica em altitude tenderá sempre a engazopar o motor ou seja ele receberá mais combustível do que o necessário. Por isso a orientação de empobrecer a mistura (2º sulco) e testar o motor por um ou dois dias. Depois deste teste retire a vela de ignição e verifique a coloração. Se estiver puxando para café com leite (marrom claro) significa que a mistura está ideal.

- O manual dizia 63ml para amaciamento e 43ml após amaciamento, em outros posts você disse que poderia até ser 40ml... Devo aumentar para 50ml?

Depois de alguns testes que fizemos chegamos a conclusão que o ideal são 63 Ml de óleo 2T durante o amaciamento e 50 Ml após o amaciamento. Esta alteração se deu em função de nossa gasolina ser misturada a álcool. Assim 50 Ml proporcionam melhor lubrificação e aumentam a vida úrtil de componentes como rolamentos e anéis de segmento.

- Testei outra vela, comprada na bicimoto, nova. Não ouve diferença... Essa vela NGK, aonde encontro, faz muita diferença?

Pode acreditar que faz muita diferença sim. Partidas mais rápidas, maior durabilidade e até uma pequena melhora no consumo. Você encontra esta vela para comprar em lojas de peças para motocicletas e scooters.

- O último magneto esta durando um pouco mais, uns 3 meses, no entanto é a coisa que mais vejo queimando por ai e que mais me deu dor de cabeça no motor. Ando para ir a faculdade não tenho muito como prever se vai chover, por isso tentei isolar o máximo mantendo nova a junta e colocando muito silicone selante de alta temperatura. Isso funciona?

Sim o procedimento é correto. A instalação de pára-lamas ajuda também já que evita que a água espirrada pelo pneu atinja diretamente o motor.

- Meu quadro é de ferro Caloi e o motor ao meu ver esta alinhado, acredito que seja a vibração + buracos. Vou tentar investir em amortecimento e reforço nas juntas do quadro. Alguma sugestão?

Instalei em minha motorizada um guidom de moto. É mais pesado do que um de bicicleta já que a parede tem quase o dobro da espessura. A instalação diminuiu muito as vibrações. Uso pneus Kenda Flame 26" x 2.125 calibrados com apenas 39 Lbs, uso suspensão na dianteira Zoom Escape 630. Aros de parede dupla de alumínio e raiação dupla inoxidável. Nunca tive problemas com trincas ou quebras no meu quadro beach cruiser.

- Em São Paulo andar a menos de 45 km/h é quase senteça de morte para mim ao invés do motor! os carros ficam querendo passar por cima, é tudo um povo apressado. Devo desistir de usa-lo para esse intuito (avenida)?

Imagino. Conheço São Paulo e já tive o desgosto heheheh de pilotar ai. Sei como os motoristas são agressivos e também as altas médias em avenidas, marginais etc. Quem sabe a instalação de um shift kit como alguns membros do Fórum fizeram não aumentasse a velocidade sem forçar o motor?

Forte abraço

Olá Carlos,

Vamos lá...

Eu testaria no segundo sulco. São Paulo está a 792 metros acima do nível do mar e o ar é mais rarefeito do que por exemplo aqui no Rio de Janeiro. Utilizar a mistura rica em altitude tenderá sempre a engazopar o motor ou seja ele receberá mais combustível do que o necessário. Por isso a orientação de empobrecer a mistura (2º sulco) e testar o motor por um ou dois dias. Depois deste teste retire a vela de ignição e verifique a coloração. Se estiver puxando para café com leite (marrom claro) significa que a mistura está ideal.

Testado por dois dias no segundo sulco, não houve mudança na coloração da vela. Percebi uma mudança na aceleração inicial, ficou mais forte e brusca, bem como com mais potencia em baixas rotações (até 15km/h), mas em altas rotações ainda esta muito ruim, ficou até pior, agora ela esta pensando nos 25km/h.

Depois de alguns testes que fizemos chegamos a conclusão que o ideal são 63 Ml de óleo 2T durante o amaciamento e 50 Ml após o amaciamento. Esta alteração se deu em função de nossa gasolina ser misturada a álcool. Assim 50 Ml proporcionam melhor lubrificação e aumentam a vida úrtil de componentes como rolamentos e anéis de segmento.

Mudei para 50ml, ficou ainda mais fraca, piorando o problema, decidi manter os mis iniciais 40.

Pode acreditar que faz muita diferença sim. Partidas mais rápidas, maior durabilidade e até uma pequena melhora no consumo. Você encontra esta vela para comprar em lojas de peças para motocicletas e scooters.

Não encontrei essa vela ainda, mas não acredito que o problema seja ela, uma vez que antes funcionava bem com ela e que coloquei uma nova do mesmo modelo original, no entanto não percebi diferença.

Sim o procedimento é correto. A instalação de pára-lamas ajuda também já que evita que a água espirrada pelo pneu atinja diretamente o motor.

Desde o inicio já tenho os Paralamas, com exceção do frontal que quebrou no mês passada, novamente devido a vibração. (era de ferro)

quadro é de ferro Caloi e o motor ao meu ver esta alinhado, acredito que seja a vibração + buracos. Vou tentar investir em amortecimento e reforço nas juntas do quadro. Alguma sugestão?

Instalei em minha motorizada um guidom de moto. É mais pesado do que um de bicicleta já que a parede tem quase o dobro da espessura. A instalação diminuiu muito as vibrações. Uso pneus Kenda Flame 26" x 2.125 calibrados com apenas 39 Lbs, uso suspensão na dianteira Zoom Escape 630. Aros de parede dupla de alumínio e raiação dupla inoxidável. Nunca tive problemas com trincas ou quebras no meu quadro beach cruiser.

Não use peças de moto na sua bicicleta motorizada isso invalida sua garantia... rsrsrsrssrs. Bacana as mudanças que fez eu também adoro mudanças. Na minha coloquei uma suspenção com amortecedor duplo, e bem mais pesada, resistente e macia. Mesmo assim a vibração ainda é forte principalmente no Centro da bike.

Imagino. Conheço São Paulo e já tive o desgosto heheheh de pilotar ai. Sei como os motoristas são agressivos e também as altas médias em avenidas, marginais etc. Quem sabe a instalação de um shift kit como alguns membros do Fórum fizeram não aumentasse a velocidade sem forçar o motor?

Sacanagem, esses kits tem propaganda de 55km/h máxima, isso da a entender que posso andar nessa velocidade constante, até porque já atingi os 70km/h com facilidade sem forçar o motor, além de estar dentro do permitido pelo manual. Nas propagandas deveria ter algo do tipo, velocidade média de 35km/h

Só queria saber qual é o problema com ela e como solucionar para ela voltarão desempenho anterior.

Forte abraço

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá, Felipe

Coloquei suas colocação em negrito (post acima e minhas respostas abaixo) para facilitar a visualização e resposta Ok...

Testado por dois dias no segundo sulco, não houve mudança na coloração da vela. Percebi uma mudança na aceleração inicial, ficou mais forte e brusca, bem como com mais potencia em baixas rotações (até 15km/h), mas em altas rotações ainda esta muito ruim, ficou até pior, agora ela esta pensando nos 25km/h.

Ok. Testou no 2º sulco e sentiu melhora em baixa e piora em alta. Hora de partir para o 4º sulco. Lembrando de sempre verificar as condições da vela antes e depois das alterações.

Mudei para 50ml, ficou ainda mais fraca, piorando o problema, decidi manter os mis iniciais 40.

Trabalhar com quantidades de óleo 2T abaixo dos 43Ml é muito arriscado. Lembre-se que é o único lubrificante do motor. Certamente você não solucionará o problema alterando a quantidade de óleo 2 tempos e certamente piorará o problema se a quantidade for insuficiente para lubrificar adequadamente todas as partes móveis.

Não encontrei essa vela ainda, mas não acredito que o problema seja ela, uma vez que antes funcionava bem com ela e que coloquei uma nova do mesmo modelo original, no entanto não percebi diferença.

São Paulo concentra a maior quantidade de lojas de peças para motos do Brasil. Na Santa Efigênia por exemplo uma loja praticamente ao lado da outra... Na boa? Não encontrou porque não procurou... NO Mercado Livre mais de 67 anúncios (mais da metade deles em SP) como este por exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501859096-vela-de-ignico-ngk-b5hs-_JM

Esta é a melhor vela para estes motores. Vários membros do Fórum estão utilizando. Dê uma busca no Fórum e verá...

Não use peças de moto na sua bicicleta motorizada isso invalida sua garantia... rsrsrsrssrs. Bacana as mudanças que fez eu também adoro mudanças. Na minha coloquei uma suspenção com amortecedor duplo, e bem mais pesada, resistente e macia. Mesmo assim a vibração ainda é forte principalmente no Centro da bike.

Entendi a brincadeira mas no meu caso foi um guidom e no seu a troca de um aro 26" por uma roda de carro... Dois pesos, duas medidas... Um amigo aqui do Fórum fabricou uma linda chopper com pneu de carro instalado na traseira. Avisei que a clutch box não aguentaria (era um kit 4 tempos) alguns dias depois a previsão se confirmou. Campânula quebrada... Hoje chove muito em Niterói - RJ mas quero tirar algumas fotos da minha para você ver...

Sacanagem, esses kits tem propaganda de 55km/h máxima, isso da a entender que posso andar nessa velocidade constante, até porque já atingi os 70km/h com facilidade sem forçar o motor, além de estar dentro do permitido pelo manual. Nas propagandas deveria ter algo do tipo, velocidade média de 35km/h

Só queria saber qual é o problema com ela e como solucionar para ela voltarão desempenho anterior.

Velocidade máxima é uma coisa, velocidade de cruzeiro é outra... Isso vale para barcos, aviões, carros, motos, scooters e até para bicicletas motorizadas... Uma Ferrari Califórnia chega aos 300 Km/h mas isso não significa que ela possa andar o tempo todo a 300 Km/h. A máxima é o limite e andar perto do limite significa desgaste e riscos. A velocidade ideal em veículos auto propelidos gira em torno de 50 a 60% da máxima.

Tenho motorizadas a mais de 5 anos... 2 tempos (de 50 e de 80cc), 4 tempos (50cc) e elétricas 250, 350 e 360 Watts ... Nas minhas motorizadas NUNCA cheguei nem perto dos 70 Km/h... E me desculpe você sim estava forçando o motor quando chegou a 70 Km/h com a sua... No mais eu que fiz todos os manuais da Bicimoto e não existe qualquer menção a andar a 70 Km/h...

Talvez a melhor alternativa para seus deslocamentos na velocidade desejada seja uma moto e não uma motorizada.

Considere o envio do seu motor para avaliação/orçamento na Bicimoto.

Forte abraço

Olá, Carlos

(negrito você, sem negrito eu)

Ok. Testou no 2º sulco e sentiu melhora em baixa e piora em alta. Hora de partir para o 4º sulco. Lembrando de sempre verificar as condições da vela antes e depois das alterações.

Inicialmente já estava no terceiro, depois testei no quarto por conta própria, em seguinte testei no segundo sulco conforme sua recomendação, agora voltar ao 4º?

Trabalhar com quantidades de óleo 2T abaixo dos 43Ml é muito arriscado. Lembre-se que é o único lubrificante do motor. Certamente você não solucionará o problema alterando a quantidade de óleo 2 tempos e certamente piorará o problema se a quantidade for insuficiente para lubrificar adequadamente todas as partes móveis.

Durante o amaciamento usei 63ml (conforme manual), após usei 43ml (conforme manual), nesta medida o funcionamento foi bom até o problema surgir (isso ocorreu após 1080km), acho que a gasolina não deve ser o problema, portanto voltei aos 40ml, para ser mais especifico 43ml (conforme o manual).
(P.S.: Obrigado pelo manual, esta muito bem explicado e foi muito bem confeccionado)

São Paulo concentra a maior quantidade de lojas de peças para motos do Brasil. Na Santa Efigênia por exemplo uma loja praticamente ao lado da outra... Na boa? Não encontrou porque não procurou... NO Mercado Livre mais de 67 anúncios (mais da metade deles em SP) como este por exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-ngk-b5hs-_JM

Esta é a melhor vela para estes motores. Vários membros do Fórum estão utilizando. Dê uma busca no Fórum e verá...

Desculpe, realmente não fui na Santa Efigênia, ou em lojas do centro, passei em 4 lojas de moto peças, no caminho até minha universidade, nenhuma tinha a vela em questão ou similar. Se conseguir corrigir o problema do motor vou ver a possibilidade de trocar a vela comprando pela internet. (essa vela serve para o 4 tempos também?)

Entendi a brincadeira mas no meu caso foi um guidom e no seu a troca de um aro 26" por uma roda de carro... Dois pesos, duas medidas... Um amigo aqui do Fórum fabricou uma linda chopper com pneu de carro instalado na traseira. Avisei que a clutch box não aguentaria (era um kit 4 tempos) alguns dias depois a previsão se confirmou. Campânula quebrada... Hoje chove muito em Niterói - RJ mas quero tirar algumas fotos da minha para você ver...

Mal a brincadeira, foi só para descontrair... minha bike também é bem linda e toda estilizada, o povo vive me perguntando aonde comprei, mas olhando para o lado funcional, percebei alguns inconvenientes, coisas que já me deixaram na mão:
1) Mexer com gasolina e óleo deixa cheiro, mesmo tomando cuidado;
2) Magneto e chuva;
3) Meu pneu de bike é grosso de cross da caloi, mesmo assim, a mais de 40km/h qualquer buraquinho é uma grande trepidação e instabilidade;
4) Freio a pastilha seguram pouco, e gastam muita pastilha;
5) Vibração alta (quebrou retrovisores, quadro, afroxa parafusos, quebrou uma central elétrica onde montei setas,...)
6)...

E li bem lido os manuais, não estou criticando as peças ou coisa assim, acho bike motorizada muito legal!!!, principalmente para quem gosta de se aventurar com mecânica bem básica... é uma solução muito boa para mobilidade urbana a longa distâncias, apesar dos apesares, valeu cada centavo que gastei.

É pensando nisso que estou querendo montar outra corrigindo esses inconvenientes, mesmo que por ventura acabe descobrindo outros como quebra de Clutch Box (embreagem). Se você puder ir me dando umas dicas nessa nova louca aventura agradeço sua ajuda. Para começar sabe se o Clutch Box do motor vendido pela bicimoto é compatível com o Honda Gx? (desculpe acho que isso é assunto para outro tópico)

Velocidade máxima é uma coisa, velocidade de cruzeiro é outra... Isso vale para barcos, aviões, carros, motos, scooters e até para bicicletas motorizadas... Uma Ferrari Califórnia chega aos 300 Km/h mas isso não significa que ela possa andar o tempo todo a 300 Km/h. A máxima é o limite e andar perto do limite significa desgaste e riscos. A velocidade ideal em veículos auto propelidos gira em torno de 50 a 60% da máxima.

Tenho motorizadas a mais de 5 anos... 2 tempos (de 50 e de 80cc), 4 tempos (50cc) e elétricas 250, 350 e 360 Watts ... Nas minhas motorizadas NUNCA cheguei nem perto dos 70 Km/h... E me desculpe você sim estava forçando o motor quando chegou a 70 Km/h com a sua... No mais eu que fiz todos os manuais da Bicimoto e não existe qualquer menção a andar a 70 Km/h...

Talvez a melhor alternativa para seus deslocamentos na velocidade desejada seja uma moto e não uma motorizada.

Considere o envio do seu motor para avaliação/orçamento na Bicimoto.

Acho que a bicimoto deveria colocar a informação (Velocidade máxima 60km\h - recomendado usar em média somente 50 a 60%).
Assumo que fiz isso só uma vez e não por medo de forçar motor, mas pela instabilidade e perigo, até porque, para chegar nessa velocidade bastou acelerar 80% do punho constantemente por alguns segundos na reta, nem forcei a aceleração no máximo, ela pegou velocidade quase que sozinha, o que foi bem legal. Hoje por uma questão de segurança, vou controlando no velocímetro para não passar os 60km\h, essa velocidade para mim é mais que suficiente.

Procurei por uma bicicleta motorizada, pelo estilo (mais legal que moto), não burocrática (nada de IPVA, multas...), econômica, e não preciso de mais de 50km/h (velocidade de cruzeiro) para andar. Continua sendo uma boa opção só preciso resolver seu inconvenientes que vou aprendendo e melhorando com o tempo. E por isso novamente focando no intuito deste tópico quero dica para resolver o problema emergente e não nos devaneios de vantagens e finalidades da bicicleta motorizada.

Dando um pesquisada, vi que meu problema se encaixa nos sintomas de carbonização, ainda não fiz a descarbonização após os 1000km, minhas juntas estão meio gastas, o escapamento está dando uns estralos e engasgando ao soltar fumaça, bem como parece ter varias pedrinhas dentro deles, como se elas estivessem dançando lá dentro, até o motor esquentar morre com facilidade ao parar no farol, consumo de combustível aumentou muito.

O que acha Carlos pode ser isso? Tem chance grande de ser esse o problema? Acabei de comprar um jogo de juntas novas, no fim de semana vou tentar descarbonizar.

(Aviso comuniquem a bicimoto para corrigir a medida no post http://bicicletamotorizada.org/bicicleta-motorizada/como-descarbonizar-um-motor-2-tempos/ eles falam para usar 40ml de óleo)

Desculpe qualquer coisa se fui incomodo ao contar com a ajuda do pessoal deste fórum, mas realmente é bom compartilhar conhecimento. Carlos desculpa se fui inconveniente no fórum e obrigado pela ajuda até o momento.

Carlos Mayer

New member
Olá, Felipe

Reli nossas postagens em busca de algo que tenha deixado passar, enfim de uma pista qualquer que possa nos levar a solução do problema em seu 80cc...

Vamos ao que me ocorre:

* 1.110 Km é muito pouco para justificar um procedimento tão invasivo como a descarbonização. Eu focaria no escapamento. Tenha em mente que o escape deve ser retirado frio e a junta de escape deve ser trocada após o procedimento. Abra o parafuso que segura o miolo e solte-o sobre uma folha de jornal para ver se cai alguma coisa do escape como pedaços do rolamento de agulha, do anel de segmento ou até mesmo alguma solda interna do escape que possa ter se soltado.

* O motor está alinhado no quadro longitudinalmente? Digo nem muito para a frente e nem muito para trás... O ideal é que a cuba do carburador fique o máximo possível na horizontal. Quando a inclinação em qualquer direção é considerável pode causar falta de gasolina (principalmente em altas rotações).

* Quando você abriu o carburador chegou a verificar a altura da boia? Boia baixa pode causar falta e boia alta pode causar excesso. A posição correta é esta da imagem a seguir

PQAAABRMEeCVlivBj5VFFiZDO82asuGi8wF-yLCW5cFCU8eSg8Y37N54Gdt6oNT7mYtLThpXqRGPTSh96d9o2Kz37qkAm1T1UNwkSF57Qz7JoxpbjxDfRvr03O7j.jpg

* Pneus com cravos são ideais para terra. Para asfalto os de perfil liso (com ranhuras para chuva)... Tive Maxxis Mineon instalados em minha 50cc 2 tempos eram fabulosos na terra, no asfalto faziam a motorizada vibrar muito. Instalei então pneus Kenda Flame 26 x 2.125 e consegui reduzir muito a vibração aumentando significativamente o conforto.

* Uma entrada de ar pode estar comprometendo o funcionamento do carburador. Entradas de ar podem ocorrer quando por exemplo o carburador é aberto e as juntas não são trocadas ou mesmo pela ação do tempo no caso da junta do coletor (a que fica entre o coletor do carburador e o cilindro. Um teste simples é borrifar WD-40 sobre a junta com o motor ligado e ver se a marcha lenta estabiliza voltando a ficar instável logo em seguida... Se isso ocorrer a junta está comprometida e deixando passar ar quando deveria proporcionar vedação 100%. Algumas vezes um simples aperto basta, em alguns casos a troca da junta e em outro a aplicação de silicone de alta temperatura.

* Troque o cachimbo. Se ele estiver frouxo ou causando mal contato pode comprometer o funcionamento da vela e consequentemente do motor. Custa em média R$ 10,00 em qualquer loja de moto. Basta desatarraxar o seu e atarraxar o novo.

* Abra o cabeçote e verifique o estado da junta espaçadora metálica e também se o pistão apresenta marcas de pancada, carbonização excessiva ou qualquer outro tipo de dano...

Foi o que me ocorreu depois de reler nossas postagens... O problema pode estar em danos nos anéis de segmento ou rolamento de agulhas, entrada de ar, cachimbo com mal contato, boia desnivelada e até mesmo o escape pode estar entupido... Se não morássemos tão longe tenha certeza que teria o maior prazer em ajudá-lo, mas como a distância impede vamos por escrito mesmo heheheh...

No mais a finalidade do Fórum é exatamente esta... Debatermos, trocarmos idéias e acima de tudo buscarmos soluções.

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Felipe

Nestes anos administrando o Fórum fiz sempre o possível (e as vezes o impossível) para descobrir problemas, defeitos e falhas mecânicas... O que chamamos por aqui de diagnóstico a distância heheheh nem sempre é fácil acredite. Levo sempre em consideração os seguintes fatores...

O que o motor precisa para funcionar?

Centelha, alimentação (mistura ar combustível), compressão, explosão e saída dos gases quentes. O problema 99% das vezes está em alguma falha em qualquer destas etapas que relacionei... Se descobrimos de cara melhor, mas as vezes amigo dá uma canseira que nem te conto... Acredito que se formos eliminando nossas suspeitas uma a uma inevitavelmente chegaremos ao problema. O importante é não desistir jamais. Forte abraço