49cc - 4T está sem força

Amigos,

Seguindo as regras do fórum, não encontrei nenhuma informação relacionada com o meu problema. Desculpem a minha ignorância, talvez como eu, outros passem pelo mesmo problema...sei que, por enquanto, estou apreendendo a lidar com a minha Possanti!!!
Tenho uma bici 49cc (4 T) que já rodou uns + ou - 250 Km. Estava andando quando o motor apagou. Parei e dei novamente a partida, ela pegou, mas senti um pouco de falha!!! pensei que estava afogada, eis que saiu um pouco de fumaça. No entanto, após nova insistência ela pegou, novamente, mas notei que não tinha força para andar (ficou com pouca tração - roda traseira). A correia (roda traseira) esta no lugar certo, será que pode ser algum rolamento que desencaixou??? ou algum problema com a parte interna engrenagem???

Agradeço a atenção!!!
Armando

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá Armando,

A primeira pergunta é... Instalou filtro de combustível em sua 4T?

PQAAAFKsUd5P1PvVz4XKIn5OUjPrf1Tr-i8oSx27-j5uCYmgt6gviSTsi0KjoS9DkOHPiyjsLoRjJVs0zH0chgKChRAAm1T1UPpzJJV8Ye4L8ShQcGEokhgQ3UXV.jpg

Pela sua descrição é o giclê de marcha lenta que está entupido... O sintoma de um entupimento é: Dificuldade na partida. marcha lenta irregular e falta de força nas baixas rotações. É assim que sua motorizada está? Caso confirme te passo o link de como desentupi-lo ou pode visitar o Canal Bicimoto no YouTube onde disponibilizamos um vídeo com o passo a passo de como limpar o giclê... Qualquer dúvida é só falar Ok. Abç

Prezado Carlos,

Inicialmente, obrigado pela atenção. Quando adquiri a "Possanti" a primeira coisa que fiz foi instalar o filtro de ar. Pela descrição que você repassou confere com os sintomas apresentado. Se for possível, favor repassar o vídeo como limpar o giclê.
Mais uma vez obrigado, fraterno abraço.
Armando

Carlos Mayer

New member
Olá Armando...

Só esperava sua confirmação mas minhas desconfianças recaiam mesmo sobre o giglê de lenta. Espero que o vídeo te ajude no processo que é extremamente simples e rápido. Se ainda ficar com dúvidas é só falar...

Forte abraço

Prezado Carlos,

Inicialmente, quero agradecer sua resposta. Somente agora assisti o filme que você me encaminhou é muito legal e prático. Fiz todas as recomendações ali postadas. Ela não falha mais, porém, quando está não está acionado o afogador (botão posição normal) fica sem força, quando aciono (viro para o lado o afogador ) ela fica muito acelerada (sem lenta).

Será que esse problema está relacionado com o manete do acelerador que instalei errado???? (montei e desmontei algumas vezes) ou algum problema na embreagem???

Obrigado,

Armando

Carlos Mayer

New member
Olá Armando

Desculpe perguntar mas porque você acha que instalou o o manete do acelerador errado? Caso esteja em dúvidas posso providenciar um passo a passo para você...

Os kits de 4 tempos que a Bicimoto comercializa foram atualizados a algum tempo. A minha (comprada a uns 2 anos) tem do lado esquerdo um parafuso dourado que serve para regulagem da mistura ar combustível. Já os modelos mais novos não tem mais este parafuso já que a mistura sai de fábrica ajustada... O seu modelo de kit tem o parafuso de regulagem ou não? Poderia também me dizer se o tanque foi limpo antes de ser montado na bike e se um filtro de gasolina foi instalado?

De posse destas informações posso te ajudar com certeza a solucionar o problema que na minha opinião não passa de um entupimento em algum canal do carburador... Forte abraço

Obrigado mais uma vez Carlos!!!

Falei no manete do acelerador, pois deu uma dor de cabeça para substituir o antigo, pelo novo. Travou muitas vezes, mas após algumas tentativas montando e desmontando e um pouco de wd 40, deu certo..( no manete antigo, ocorreu um desgaste na peça interna de plástico aonde encaixa a ponta do cabo do acelerador (tem uma parte metálica, parecido com um cubinho, que trava o cabo do acelerador no manete). Se tiver alguma informação, só para ver se instalei bem, ficaria imensamente grato!!!

A minha Bike, é o modelo mais novo, foi adquirida em maio/2012. Por isso não tem o referido parafuso dourado, que serve para regulagem da mistura ....Quanto ao filtro de gasolina eu mesmo instalei, foi a primeira coisa que fiz...só não sei afirmar para você em relação ao tanque de gasolina, pois ela veio na caixa quase toda montada da própria loja (Bicimoto). Levei para regulagem de uma loja de bicicleta e pronto.... não verifiquei se o tanque estava sujo!!!

Vou tirar toda gasolina do tanque ver como está...se tiver limpo vou ver se tem alguma parte do carburador entupida...

No mais, agradeço. Obs. quando vier para Floripa pago umas geladas!!!

Fraterno abraço,

Armando

Carlos Mayer

New member
Olá Armando...

Por mais limpo que o tanque esteja nos primeiros abastecimentos ele acaba soltando resíduos de tinta e solda do processo de fabricação. Parece na verdade um pó fino e preto que tende a se acumular na peneirinha de combustível da torneira e até (acredite) consegue passar pelo filtro e chegar ao carburador... No início eu trocava os filtros de 500 em 500 Km mas descobri que não resistem nem a 300... Não sei se a qualidade dos filtros é duvidosa ou a nossa gasolina misturada com álcool é a causadora dos problemas... A verificação e limpeza (se necessária) do tanque é altamente recomendável...

Quanto a manete do acelerador eu sugiro a utilização de um pouco de graxa para lubrificar a roldana de plástico... O WD-40 é ótimo como desengripante mas deixa a desejar como lubrificante pois tende a secar rapidamente perdendo a eficácia. Vou fotografar um pequeno tutorial e posto no máximo até 5ª feira para você com todos os detalhes sobre o cabo do acelerador, a manete e até o caminho "ideal" para o cabo entre o punho e o carburador...

Adoro sua terra. Nasci em Curitiba e muitas vezes passei férias na Ilha da Conceição comendo "enfiadas" de peixe heheheh... Valeu pelo convite amigo. Forte abraço