Tutorial de motores 2 tempos

Carlos Mayer

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Olá pessoal...

Conforme prometido iniciaremos hoje um Tutorial sobre motores de 2 tempos.

Primeiro mostraremos o básico a respeito do funcionamento destes motores incluindo os ciclos de admissão, compressão, detonação e escape para que entendam a mecânica de funcionamento.

A primeira etapa do processo é a ADMISSÃO de combustível

Obs. Neste momento o pistão desce até o PMI (Ponto Morto Inferior) criando vácuo dentro do cilindro.
O vácuo será responsável por "puxar" a mistura ar/gasolina/óleo 2T do carburador através do coletor de admissão até a câmara de combustão.


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A segunda etapa do processo é a COMPRESSÃO do combustível

Obs. Com a câmara cheia da mistura ar/gasolina/óleo 2T o pistão subirá até o PMS (Ponto Morto Superior) comprimindo a mistura.

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A terceira etapa CENTELHAMENTO/EXPLOSÃO do combustível

Obs. Exatamente no ponto máximo de compressão da mistura ar/gasolina/óleo 2T ocorrerá o centelhamento da vela de ignição.
Esta centelha fará a mistura
ar/gasolina/óleo 2T explodir impulsionando o pistão novamente para a posição de PMI (Ponto Morto Inferior).

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A quarta etapa A SAÍDA DOS GASES e o processo se reinicia com a ADMISSÃO...

Obs. Com a descida do pistão da posição PMS (Ponto Morto Superior) para PMI (Ponto Morto Inferior) a janela de escape ficará livre para liberar os gases originados pela explosão.
Quando o pistão chegar na posição de
PMI (Ponto Morto Inferior) novamente teremos vácuo, admissão da mistura ar/gasolina/óleo 2T e o processo todo se repetirá

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Obs Imagens copiadas do site How Stuff Works e traduzidas/editadas por mim

CONTINUA...
 
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Carlos Mayer

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Como pudemos observar nestas ilustrações o processo básico de funcionamento de um motor 2 tempos é extremamente simples e porque não dizer genial.

Vejam nesta animação como é simples...


É interessante ressaltar que o funcionamento do motor dependerá de alguns fatores simples como:

* Equilíbrio entre a entrada de combustível e a saída dos gases queimados

* Centelha ocorrendo no momento certo e com a intensidade certa

* Ausência de vazamentos e entradas de ar

* Anéis de segmento em bom estado de forma que a mistura seja efetivamente comprimida antes do momento da explosão

* Correta dosagem de óleo 2 tempos para que o motor trabalhe lubrificado

* Combustível limpo e de boa qualidade (gasolina comum)

NOSSOS OBJETIVOS:

Com este tutorial desmistificar alguns mitos e lendas que se espalham como pólvora no boca a boca e na internet.

Ajudá-los a entender como é simples a mecânica e a manutenção de motores 2 tempos.

Preparar aqueles que desejam encarar a manutenção num nível mais elevado quando chegarmos a um passo a passo de como DESMONTAR e MONTAR um motor de 2 tempos num passo a passo ilustrado explicado de forma simples e objetiva.

ATENÇÃO!!!

Trabalhar com motores requer um mínimo de experiência e vivência além é claro de ferramentas adequadas. Nós não temos a menor pretensão de transformar nosso Fórum num curso de mecânica.

Logo se você é iniciante em mecânica e não dispõe de ferramentas adequadas não tente desmontar seu motor pois certamente ele acabará danificado Ok.

CONTINUA...
 
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Carlos Mayer

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CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS MOTORES 2 TEMPOS...

E ALGUMAS COLOCAÇÕES QUE JÁ FORAM POSTADAS AQUI NO FÓRUM...


Depois de vermos as imagens de como funciona um motor de 2 tempos fica mais fácil de entender os seguintes pontos:

1- Para que o motor 2T funcione ele tem que estar perfeitamente vedado pois do contrário o combustível comprimido escapará, bem como os gases diminuindo a força da explosão e consequentemente o desempenho e até a estabilidade de funcionamento do motor. Em casos extremos por exemplo com o cabeçote frouxo a junta espaçadora metálica pode se romper... E ai o motor certamente deixará de funcionar pelo vazamento de compressão.

Logo verifique sempre o aperto de porcas e parafusos bem como como o estado de todas as juntas do motor.

2- Para que ocorra o vácuo necessário a entrada da mistura ar/combustível/óleo 2T deve existir equilíbrio entre a mistura que entra e os gases que saem certo? E se por acaso ou resolver serrar o escapamento, retirar o filtro de ar ou mesmo alterar a giclagem do carburador. Eu posso comprometer a criação do vácuo e o motor pode desde perder desempenho a simplesmente não funcionar mais.

Mantenha a carburação, sistema de escape e filtro de ar originais você assegurará equilíbrio entre entrada de mistura e saída de gases.

Então não posso por exemplo colocar um carburador de alta vazão em meu kit de 2T ou um filtro esportivo? Sim você pode mas será necessário levar em consideração que a partir do momento em que (por exemplo) instalar um carburador de alta vazão este fornecerá maior quantidade de mistura ao motor que também precisará de maior quantidade de ar misturado a esta mistura logo apenas o carburador de alta vazão não bastaria sendo necessário instalar também um filtro de maior capacidade. Ok Carburador e filtro instalados... Mas com escape original?

Novamente voltamos a questão do equilíbrio. Maior entrada de ar, maior entrada de mistura e mesma saída de gases? Certamente não funcionará já que cada uma destas alterações trará consequências que afetarão outras partes do motor.

Então se eu instalar um carburador e um sistema de filtro de alta vazão devo trocar também o sistema de escape por um de alta vazão/desempenho? Certamente!!


3- Eliminar a junta espaçadora metálica e/ou rebaixar o cabeçote melhoraria o desempenho de meu kit de 2 tempos?

Não. Novamente voltamos a questão do equilíbrio. A junta espaçadora metálica tem por finalidade vedar cilindro e cabeçote, e como próprio nome diz ainda serve de espaçador entre cilindro e cabeçote de forma que a câmara de combustão tenha o volume adequado ao funcionamento do motor. Retirando a junta e/ou "rebaixando" o cabeçote a taxa de compressão será aumentada, a capacidade volumétrica da câmara diminuída e novamente voltaremos a situação de desequilíbrio no funcionamento do motor.

4- Me disseram que se eu colocar menos óleo 2T do que o indicado o motor responderá melhor. Me disseram também que óleo de moto-serra é muito melhor do que o que vocês recomendam no manual.

Dois erros graves... Tanto a diminuição da quantidade indicada como a troca do tipo de óleo 2 tempos recomendado pelo fabricante.

A diminuição na quantidade de óleo 2T misturada por litro de gasolina afetará diretamente a lubrificação do motor. Lembre-se que este motor depende do óleo 2T misturado a gasolina para ser lubrificado. Isso poderá comprometer a durabilidade de componentes como pistão, anéis de segmento, virabrequim, rolamentos, retentores e até dos pinos e travas.

Tipo de óleo 2T. Óleos 2T para Kart são desenvolvidos para Karts. Óleos 2T de
JetSkis são desenvolvidos para JetSkis e finalmente óleos 2T para moto-serras são desenvolvidos para moto-serras. Imagine que uma moto-serra chega as 10.000 RPM e tem refrigeração forçada por ventoinha. Nossos kits chegam a 7.500 - 8.000 RPM's e tem refrigeração a ar. São funcionamentos parecidos? De jeito nenhum... Logo use o óleo 2T indicado e na quantidade indicada.

5- Me disseram que posso trocar a vela por uma de moto que fica melhor.

Poder trocar a vela original Z8C por uma compatível você pode. O que você não pode é colocar uma vela fora do padrão (maior ou menor que a original) ou mesmo velas excessivamente quentes ou frias. Abordamos este assunto inúmeras vezes no Fórum...

6- Ahhh coloquei gasolina Aditivada/Premium e andou muito mais...Tem certeza heheheh???

Gasolinas Aditivadas/Premium são gasolinas que recebem a adição de detergentes específicos para limpeza de câmaras de combustão, linhas de combustível e bicos injetores... Como nossos kits são carburados você não será beneficiado pelos tais aditivos e além disso comprometerá a lubrificação já que estes aditivos tendem a diluir também o óleo 2T diminuindo sua eficácia.

7- Tirei a porcaria do silencioso e está andando muuuuito!!!

Ilusão... O barulho nos dá a sensação de velocidade mas na verdade você não ganhou mais do que 2 ou 3 Km/h na velocidade máxima. O motor simplesmente está trabalhando mais livre, expulsando os gases mais rapidamente enquanto continua recebendo a mesma quantidade de mistura ar/combustível/óleo 2T. Além de chamar desnecessariamente a atenção e ser uma fonte de poluição sonora este procedimento encurtará a vida útil de seu motor podendo até (em casos) extremos levar o motor a travamentos, furo no pistão ou mesmo quebra dos anéis de segmento.

8- Tirei o filtro de ar e está andando muuuuito!!!

Outra bobagem... Estamos o tempo todo falando de equilíbrio no funcionamento do motor logo não acredite que a retirada do filtro de ar traga desempenho. A função do filtro de ar é justamente filtrar o ar que será sugado para dentro do motor formando a mistura ar/combustível/óleo 2T... Sem filtro o carburador pode puxar impurezas que comprometerão o funcionamento do motor bem como poderão acabar entupindo o seu carburador. Lembre-se de limpar o filtro como recomendado no manual isso sim ajudará seu motor.

9- Então eu não posso trocar nada, mexer em nada para melhorar o meu motor?

Sim você pode. Mas lembrando-se sempre de focar no EQUILÍBRIO...

Exemplos:

CARBURADOR DE ALTA VAZÃO + FILTRO DE ALTA VAZÃO + ESCAPE ESPORTIVO = MELHORA O DESEMPENHO

CARBURADOR DE ALTA VAZÃO + FILTRO ORIGINAL + ESCAPE ORIGINAL = PIORA O DESEMPENHO

CARBURADOR ORIGINAL +
FILTRO ORIGINAL + ESCAPE ESPORTIVO = PIORA O DESEMPENHO

Quer mexer em seu kit de 2 tempos? Melhorar o desempenho? Ok, mas lembre-se sempre de manter o equilíbrio e também que desempenho, economia e durabilidade são palavras que não andam juntas.

CONTINUA...


 

junior garcia

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ola preciso de ajuda urgente minha bicicleta nao quer liga ela paro do nada e nao conssigo liga ela quando tento liga ela fika igual quando o carburador ta fechado mas nao liga eo carburador da aberto pq me ajudem
 

clepra

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Olá, bem completo seu tutorial, mas gostaria de fazer uma pequena observação: Por vezes nos confundimos com o funcionamento do motor dois tempos por ser o funcionamento do motor de quatro tempos mais difundido. Este admite a mistura no curso descendente do pistão, já o motor dois tempos admite, em seu cárter, no curso ascendente. Cria vácuo no cárter, admitindo a mistura que é empurrada para parte superior do pistão expulsando os gases queimados quando este desce em ignição, fazendo a troca dos gases queimados por gases à queimar.
Espero ter ajudado e completado este excelente tutorial.
 
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