Carlos Mayer
New member
Olá pessoal...
Conforme prometido iniciaremos hoje um Tutorial sobre motores de 2 tempos.
Primeiro mostraremos o básico a respeito do funcionamento destes motores incluindo os ciclos de admissão, compressão, detonação e escape para que entendam a mecânica de funcionamento.
A primeira etapa do processo é a ADMISSÃO de combustível
Obs. Neste momento o pistão desce até o PMI (Ponto Morto Inferior) criando vácuo dentro do cilindro.
O vácuo será responsável por "puxar" a mistura ar/gasolina/óleo 2T do carburador através do coletor de admissão até a câmara de combustão.
A segunda etapa do processo é a COMPRESSÃO do combustível
Obs. Com a câmara cheia da mistura ar/gasolina/óleo 2T o pistão subirá até o PMS (Ponto Morto Superior) comprimindo a mistura.
A terceira etapa CENTELHAMENTO/EXPLOSÃO do combustível
Obs. Exatamente no ponto máximo de compressão da mistura ar/gasolina/óleo 2T ocorrerá o centelhamento da vela de ignição.
Esta centelha fará a mistura ar/gasolina/óleo 2T explodir impulsionando o pistão novamente para a posição de PMI (Ponto Morto Inferior).
A quarta etapa A SAÍDA DOS GASES e o processo se reinicia com a ADMISSÃO...
Obs. Com a descida do pistão da posição PMS (Ponto Morto Superior) para PMI (Ponto Morto Inferior) a janela de escape ficará livre para liberar os gases originados pela explosão.
Quando o pistão chegar na posição de PMI (Ponto Morto Inferior) novamente teremos vácuo, admissão da mistura ar/gasolina/óleo 2T e o processo todo se repetirá
Obs Imagens copiadas do site How Stuff Works e traduzidas/editadas por mim
CONTINUA...
Conforme prometido iniciaremos hoje um Tutorial sobre motores de 2 tempos.
Primeiro mostraremos o básico a respeito do funcionamento destes motores incluindo os ciclos de admissão, compressão, detonação e escape para que entendam a mecânica de funcionamento.
A primeira etapa do processo é a ADMISSÃO de combustível
Obs. Neste momento o pistão desce até o PMI (Ponto Morto Inferior) criando vácuo dentro do cilindro.
O vácuo será responsável por "puxar" a mistura ar/gasolina/óleo 2T do carburador através do coletor de admissão até a câmara de combustão.
A segunda etapa do processo é a COMPRESSÃO do combustível
Obs. Com a câmara cheia da mistura ar/gasolina/óleo 2T o pistão subirá até o PMS (Ponto Morto Superior) comprimindo a mistura.
A terceira etapa CENTELHAMENTO/EXPLOSÃO do combustível
Obs. Exatamente no ponto máximo de compressão da mistura ar/gasolina/óleo 2T ocorrerá o centelhamento da vela de ignição.
Esta centelha fará a mistura ar/gasolina/óleo 2T explodir impulsionando o pistão novamente para a posição de PMI (Ponto Morto Inferior).
A quarta etapa A SAÍDA DOS GASES e o processo se reinicia com a ADMISSÃO...
Obs. Com a descida do pistão da posição PMS (Ponto Morto Superior) para PMI (Ponto Morto Inferior) a janela de escape ficará livre para liberar os gases originados pela explosão.
Quando o pistão chegar na posição de PMI (Ponto Morto Inferior) novamente teremos vácuo, admissão da mistura ar/gasolina/óleo 2T e o processo todo se repetirá
Obs Imagens copiadas do site How Stuff Works e traduzidas/editadas por mim
CONTINUA...
Última edição: