Entrei para o "clube das elétricas"

Carlos Mayer

New member
Olá pessoal

Tive oportunidade de negociar uma de minhas motorizadas de 4 tempos usada por uma bicicleta elétrica BioBike. Na verdade BioBike apenas no adesivo já que se trata de uma Wuxing JS-150 exatamente igual à comercializada por outros importadores como a EcoBike por exemplo.

A bicicleta tem construção robusta, aros de 24", raiação dupla, freio dianteiro cantiléver e traseiro a tambor. Suspensão no garfo dianteiro, farol dianteiro, traseiro, piscas, buzina e um par de espelhos retrovisores.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82thdbAhJ_BDC_FeGEoz6GnyTfVGVfFUSFm2W95h923IHSCSZBAQF91rFEGGMMOWKrhNvyWqMn7TJgsIbmIR1dpDAJtU9VC3RVLgCFbsCevDzYduEUgL71w80A.jpg


O painel tem medidor de carga das baterias (3 de 12V-12A) e velocímetro de leds.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tzbaAB1XvI8v6Fba1qOVRlQd9mCKRAu_tdx-nURJ2dTa0Sx0aElBIUOU3sAMgp4jjYDgRDJWEUndtOVHIPEsH9AJtU9VAzRMLvmg5NrbxUUksJUkin5xEOEg.jpg


Completam o visual cesta dianteira e baú com chave na traseira com capacidade de 20 litros.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82szPYNVtuPgS6gJV4EhBC3w_Q4iOp9R0mBKcV_ebm8eA7A9UR9FzbuOFD2zjicBDeGnqHQxpf9_yonrLdSR_9IHAJtU9VD1VAKmLpyDYXyWIXsSHv_EAx0GOw.jpg


O funcionamento do motor Wuxing de 250W é suave e silencioso já que se trata de um motor brushless (ou sem escovas) com sistema regenerativo onde em frenagens ou momentos em que o motor não está em funcionamento seu movimento gera energia recarregando as baterias.

A BioBike é pesada se comparada a bicicletas motorizadas e tem a autonomia limitada a 25 ou 30 Km dependendo da forma de condução e do estado de conservação das baterias. Sua velocidade máxima fica em torno dos 25 - 30Km/h. Pretendo restaurá-la totalmente caprichando em alguns detalhes como chicote elétrico, troca da raiação, limpeza, lubrificação e polimento. Por medida de segurança trocarei as 3 baterias por novas de forma a poder usufruir dela ao máximo.

Registrarei o passo a passo deste processo e compartilharei com vocês através de imagens e impressões Ok.

Abraço

P.S. Não "virei casaca" não viu pessoal!! Heheheh, quero experimentar esta tecnologia e tirar minhas próprias conclusões sobre as bicicletas elétricas mas continuo um proprietário apaixonado por bicicletas motorizadas!!!

Crédito das fotos: Ricardo Gouveia
 

Robinson

New member
sera que vc carlos andara mais de 100km com ela ? acho que 3 voltas e encostara essa não tem o cheirinho de gasolina nem muito menos o barulho do motor explodindo a gasolina dentro das câmaras.. Boa sorte vamos aguardar.
 

Carlos Mayer

New member
Como disse continuo com minhas motorizadas de 2 e 4 tempos esta só veio somar. Conheço as limitações e diferenças entre elétricas e motorizadas mas não deixo de admirar a tecnologia e como fã que sou das duas rodas sejam elas movidas a pedal, por motor de 2 ou 4 tempos ou mesmo elétrica continuo apaixonado heheheh... Vamos dar tempo ao tempo e ver no que vai dar :)
 

Passaro de fogo

New member
Como disse continuo com minhas motorizadas de 2 e 4 tempos esta só veio somar. Conheço as limitações e diferenças entre elétricas e motorizadas mas não deixo de admirar a tecnologia e como fã que sou das duas rodas sejam elas movidas a pedal, por motor de 2 ou 4 tempos ou mesmo elétrica continuo apaixonado heheheh... Vamos dar tempo ao tempo e ver no que vai dar :)
Carlos,
Linda linda esta bicicleta!
É isto mesmo Amigo, desfrute as coisas boas da vida... A vida é curta vc sabe bem disso!
Estive lendo sobre a respeito da bicicleta. Acho eu, que vc não vai conseguir andar 20 kilômetros.
Sei que vc não é tão magrinho hehehe e com certeza terá de voltar para casa para recarregar a bateria.
Mais para percursos curtos está ótima.
E ainda por cima vc pode andar tranquilo, pois a bicicleta elétrica está liberada totalmente.
Muito linda mesmo, espero que ela lhe proporcione momentos felizes.
Boa sorte Amigo.
Aqui sou pássaro de fogo mais na comunidade do orkut vc já me conhece. (Nupinho)
Abração Amigo!
 

Carlos Mayer

New member
Olá meu amigo... Que bom ter você por aqui também...

A autonomia dela com baterias novas passa dos 30Km... Tal e qual as nossas motorizadas a autonomia dependerá da velocidade, percurso, calibragem dos pneus e aquela tradicional pedalada ao sair da imobilidade. Quer um exemplo? Tenho 4 tempos e consigo fácil, fácil médias superiores a 60Km por litro, conheço pessoas que não passam dos 45 - 50Km por litro... Esta diferença pode acreditar está na suavidade da condução mesmo com meus 1.85 e mais de 95Kg...

Se amanhã aparecer no mercado uma motorizada a diesel ou a gás pode acreditar que correrei atrás o mais rapidamente possível para testar e conhecer melhor a tecnologia. Minha experiência em elétricas não passou de 2 ou 3 voltas com algumas. Nada como o dia a dia para realmente falar com conhecimento de causa não acha? Forte abraço Nupinho...
 

Carlos Mayer

New member
Faz tempo que não comento sobre a minha elétrica...

Finalmente depois que ela recebeu as baterias novas ( 3 de 12 Volts - 12 Amperes) ficou como nova... A diferença entre ela e minhas motorizadas é enorme... Não apenas pelo silêncio absoluto quando em funcionamento mas pela própria condução... Muito apropriadamente um amigo comparou elétricas e motorizadas com veleiros e lanchas...

A elétrica é para deslocamentos mais curtos, em baixa velocidade... Aos poucos aprendi a dominar o punho do acelerador e a usufruir melhor da carga das baterias... O máximo que andei em um dia com uma carga foram 32Km e cheguei em casa com 2 leds de um total de 4... Foram 8 horas de carga para deixá-la "full" novamente...

Gostei do fato dela ter sistema elétrico (óbvio heheheh) com farol, luz de freio, piscas e buzina... Ajuda muito no trânsito...

Vou filmá-la em movimento para vocês verem Ok... Forte abraço
 

paulinho

New member
Hei Carlos tbm estou pensando numa elétrica, por isso vim aqui pra recorrer aos amigos, estou satisfeito com a minha 2t 80cc apesar dela so ter 400km me atende bem pq ando muito pouco por falta de tempo, mas quero experimentar uma elétrica. Quero eu mesmo montar o kit. Agora vem a questão, que bike comprar e qual kit usar. Vai aperfeisoando seus conhecimentos em elétrica que vou recorrer a vc em breve...Forte abraço... <!-- attachments --><!-- / attachments -->
 

Carlos Mayer

New member
Paulinho...

Existem kits para motorizar bicicletas elétricas de 250 a 1.000 Watts... A maioria dos anunciados no Mercado Livre por exemplo não vem acompanhados do kit de baterias e nem do carregador logo quando for levantar preços atente para este detalhe.

Bicicleta, certamente quanto mais leve melhor. Mas tem que ser resistente pois um kit completo com baterias, acelerador, motor, fiação etc chega a mais de 25 Kg fácil somando-se isso ao peso do condutor e da bicicleta...

A topografia da cidade... Se você mora em uma cidade basicamente plana um motor de 250 Watts dará conta do serviço, se você mora em uma cidade com muitos aclives a potência é fundamental...

O peso do condutor... Uma pessoa leve (até 60Kg) será beneficiada em termos de desempenho por outro lado uma pessoa com peso acima de 80Kg precisará de um motor mais potente...

O tempo de recarga completa dos kits equipados com bateria chumbo ácido é de 6 a 8 horas e a autonomia em torno de 30 a 40 Km dependendo de como o piloto usará o acelerador, se pedalará ou não e do percurso.

Mão de obra para qualquer tipo de reparo é complicada na maioria das cidades brasileiras...

Mas é uma opção interessante... Abç
 

roberto257591

New member
Eae galera, aqui em sp é difícl de achar algum lugar que vende bike elétrica, só achei pela internet mesmo e acho o o jeito vai ser comprar assim. Não tenho muita de custo benefício, vi uma na Kanui que tá R$ 1900,00 motor de 250 watts, bateria 36v recarregável e chega a 25km/h sozinha. Ai eu tava pesquisando nesse site e descobri que eles tão dando 15% de desconto por meio desse blog http://www.hiperativos.com.br/dicas/dia-dos-pais-2012/. Vcs acham que vale a pena pagar 1900 + 15% de desconto nessa bike? Me ajudem ai, ou passe algum lugar que ta com promoção também. Olha a bike q eu to falando http://www.kanui.com.br/Bicicleta-Track-Bikes-Eletrica-TKX-City-250W-36V-9748.html
 

Sidney

New member
Ae Roberto

que lugar de São Paulo Você mora??????

Por acaso ja ouviu falar do quadrilatero da Barão de Limeira!!!!!!!

Abç

Sidney
 
Carlos, estou pensando em comprar uma bicicleta do meu vizinho para reforma-la, é idêntica a da foto porém precisa de baterias novas, onde você comprou baterias novas para a sua, quanto custou e você usou a mesma base que vem na elétrica ou precisou de adaptação?
 

Carlos Mayer

New member
Olá Rodrigo...

As baterias originais de minha Bio-Bike eram de 12V - 12A... Um total de 3. Foram substituídas por 3 baterias novas de 12V - 15A e instaladas exatamente no pack original da Bio-Bike. Custaram em torno de 90,00 reais cada e foram compradas no Mercado Livre... Foi como trocar lâmpadas... Tirar as baterias velhas e instalar as novas sem qualquer tipo de adaptação... Abç
 
Olá Rodrigo...

As baterias originais de minha Bio-Bike eram de 12V - 12A... Um total de 3. Foram substituídas por 3 baterias novas de 12V - 15A e instaladas exatamente no pack original da Bio-Bike. Custaram em torno de 90,00 reais cada e foram compradas no Mercado Livre... Foi como trocar lâmpadas... Tirar as baterias velhas e instalar as novas sem qualquer tipo de adaptação... Abç

Dei uma olhada nas baterias do mercado livre e fiz umas perguntas, a maioria dos vendedores não recomendaram a bateria para uso em bicicletas elétricas, você podia me enviar o anúncio onde comprou as suas, pretendo comprar igual pois tenho o mesmo modelo de bicicleta.

Abraço.
 

Carlos Mayer

New member
Bom... As baterias de minha BioBike são novas... As cansadas 12 V - 12 A deram lugar a baterias novas de 12V - 15A...

Aqui o pack original (se não fosse uma pistola de solda da Bosh de um amigo estaria até hoje tentando tirar estes fios heheheh)

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uDIA1fpjEYAOHYl504MtVQdAJiYzfSgIGsy2rtOjdhEofhBi_AafN_AAuGF2NZFY-v90WPfKJfcECwynwvnUX-AJtU9VD2G3dbC81uqaDGUKOfLt72jZShbQ.jpg


Estas as baterias que substituíram as originais

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tYw1CehZMIJrgWRCFl1dXMizibvpyyTYScXoiPwJ76r3EjbVSUEcpgUs23qr0VGXh48wve1RdBfxcf8ywKuQkQAJtU9VBahZjxnqZbEeQpv8QibTomhRW-eg.jpg


Mas a alegria não durou muito... Pneu traseiro furado... Preferi trocar a câmara de ar já que remendos só na estrada ou na rua jamais em casa...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s_Td4ne97pF0OWMSBV9dpLr4_lZo01Zx6ynKQozwtdSnOf2JDbeKY2vYJAGBfLYFGrnR9KCBPzBbA-ovBah9qTAJtU9VCWhtj_UYN9sYNrBF09x3QgbUXFAQ.jpg


Problema de troca da câmara de ar resolvido aproveitei para tirar a corrente para uma limpeza... Como podem ver pela cor da gasolina ela quase não estava suja...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tPl2dLys42d-k9nUyDefauI9-vxSTD1FvI2A38q5b7Jn86XMRl7l1mI-bjNdVWT3-ZhzM6_IHGzw-q8hs_uQHdAJtU9VBW1QoJI2oL00IJunhRRTErskdbWw.jpg


Baterias novas, corrente limpa, freios regulados e chicote verificado...
 

Carlos Mayer

New member
Como moro em um bairro onde predominam as ruas não asfaltadas e as que são asfaltadas deixam muito a desejar pensei em trocar os pneus de minha elétrica. Os originais (finos) nas medidas 24" x 1.125 por Kenda Flame na medida 24" x 2.125... Primeira providência medir o espaço que se mostrou mais do que suficiente para receber os novos pneus. Segundo passo encomendá-los a uma loja de bicicletas em São Paulo de nome Nakashima Bike já que não encontrei de jeito nenhum aqui em Niterói...

Ai pensei vou aproveitar a troca dos pneus para dar um upgrade na elétrica... Pintar os plásticos prateados de preto enamel, paralamas e baú traseiro... Comecei a desmontar...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tj9mVonf-THJq9e-9rJbMGX_tyy9DTZjA1krkg2I8gAPNsfN9EcmZsqu81lFDlEoy_Cz6_FMhjQXQrd8QjJkbBAJtU9VDDpDKvNXgLiKsrSzEHaoh_DY022w.jpg


A lanterna tive que fixar ao canote do selim temporariamente...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uOYhdPuO1uqkqa8buYTmAU6-cRbNr6HeqECMWMGOvTFC9SsdTvYozKJxSHMaGEF_WQ_QVtBOCxMGeSH6fy5-LOAJtU9VCd9RxT29cmnP4wE0lLRHI7rxJm7g.jpg


A cesta dianteira... Ohhh dúvida cruel... Pintar de preto, comprar outra ou retirar? Pior é que é super útil a danada...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uQtPp04A4VM8xvz4FqJUzJkVuVNVD23_6joXjF5EOHZio8FmS8QV2pPp6onKe5uu4hclykUeKS2PF4_wHFawQKAJtU9VBrI4jnqY2WGPqY5lIKHTk7h8GNtQ.jpg


A última etapa da transformação será trocar a suspensão dianteira original por uma Zoom escape 250...

Quando os pneus chegarem a partir de 2ª ou 3ª próximas posto fotos dela de sapatos novos, em seguida inicio a pintura... Vamos ver como ficará esta BioBike anabolizada heheheh

Abraço a todos
 
Carlos Mayer, muito bonita a sua elétrica, estou me inspirando nela para reformar a minha.
Já encomendei as baterias novas só estou esperando chegar, queria saber depois da troca das baterias, qual a velocidade média que ela está fazendo?
Outra coisa, a minha atualmente está com a bateria "viciada", quando acelero o pontei que mostra 12,36,48v desce totalmente ficando em 0v, acontece o mesmo com a sua com as baterias novas?

Continue postando fotos da sua elétrica, estou acompanhando.
Abraço
 

Carlos Mayer

New member
Olá Rodrigo...

A velocidade máxima de minha Bio no plano é de 30 - 35 Km/h... A velocidade média que ando deve ficar entre 16 - 24 Km/h

O painel da minha não tem marcador em Volts mas velocímetro e 4 Leds de indicação de carga das baterias onde L significa Low (carga baixa) e H significa High (carga cheia ou total). O que está acontecendo com as suas baterias é que provavelmente entraram em curto como as minhas originais e por isso a leitura do painel está confusa... Aguarde a chegada das baterias novas, instale e certamente o problema desaparecerá...

Veja o painel da minha como é...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tzbaAB1XvI8v6Fba1qOVRlQd9mCKRAu_tdx-nURJ2dTa0Sx0aElBIUOU3sAMgp4jjYDgRDJWEUndtOVHIPEsH9AJtU9VAzRMLvmg5NrbxUUksJUkin5xEOEg.jpg


Esta semana devem chegar meus pneus novos... Assim que instalar fotografo e posto com certeza... Abç
 
Top