Chopper 4 tempos com shift kit

Gladston

Member
WhatsApp Image 2019-06-20 at 18.09.51.jpegIMG_20211019_171149.jpgIMG_20211019_171156.jpgIMG_20211019_171214.jpgIMG_20211019_171225.jpg

Olá pessoal há aproximadamente 2 anos me interessei por uma postagem do Nelson H. aqui no fórum sobre a utilização de um shift kit desenvolvido por ele e instalado na sua bicicleta que propiciava a utilização do cassete de marchas da mesma. Trocamos algumas ideias e ele se dispôs gentilmente em projetar um shift kit que se adequasse a minha bicicleta chopper.
Recebi do Nelson o projeto do shift kit e levei a um torneiro para confeccioná-lo. Shift kit pronto instalei na bicicleta mas depois de algumas tentativas frustradas de usá-lo deixei-o de lado.
Recentemente tive algumas novas ideias de como proceder as adaptações necessárias para por o kit em funcionamento e as pus em prática. Percebi que o problema principal era a questão de fixação do kit a bicicleta que na sua concepção se dava por meio de presilhas ao quadro, fato que propiciava uma instabilidade visto que, por conta do perfil arredondado do quadro não fornecia estabilidade necessária para que o kit funcionasse sem que a corrente de transmissão do motor caísse com frequência.
Solucionei a questão criando uma plataforma estável soldando-a ao quadro e com orifícios de fixação para o shift kit que permitem a regulagem longitudinal do mesmo permitindo ajustar a tensão da corrente.
Outro ponto que também contribuía para que a corrente da transmissão do motor para kit caísse constantemente era o alinhamento entre os dois, neste sentido também alarguei os orifícios de fixação do motor na plataforma na qual o mesmo é afixado no quadro, permitindo deslocá-lo transversalmente ao quadro (direita/esquerda), permitindo assim alinhar o pinhão com a catraca do shift kit.
Nas últimas semanas tenho feito alguns testes com a bicicleta e ela tem se mostrado estável e o kit cumprindo o seu propósito, o de alcançar um maior velocidade final com menor rotações do motor.
O desafio no incremento da bicicleta continua, ainda falta fazer algumas adaptações para que possa usar os pedais normalmente e outras coisinhas mais que surjam.
Novamente gostaria de agradece aos préstimos do Nelson, sem ele nada seria possível.
Projeto do Shift kit
Projeto do Shift kit

IMG_20211019_171149.jpg


IMG_20211019_171156.jpg

IMG_20211019_171214.jpg


IMG_20211019_171225.jpg
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Parabéns, Gladston. Ficou muito bom !!
Tenho certeza que vai chegar numa boa solução para botar em funcionamento o pedal.
(y)(y)
 
Top