Carregador de bateria para e-bike com dinamo de 12 V 6W

Gentil Beer

New member
Salve ! Saudo a todos , pessoal seguinte : eu montei uma bike eletrica com um motor de 1.000W roda traseira , bateria de litiun 48V 13 AH ela funciona bem a bateria dura em termos de KM 45 ...atinge uma velocidade de 48KM com carga completa, bom para meu deslocamento ao trabalho e casa e de boa , porem eu gostaria de saber de vcs se teria como fazer um carregador com dinamo de bici esses de 12 V e um reversor de 12V para 110V de 8.000W ....sou bem franco eu nao entendo quase nada, sou bem leigo, mas gostaria de saber a opiniao de vcs sobre esta ideia , pois gostaria de adaptar um carregador que funcionasse pela propria rotacao da roda ... agradeco a todos e descul[pem se a questao e um tanto tola . A minha bike e uma Craysler modelo cruiser, aro 20 tras pneu 20"x4"x1/4 e dianteiro aro 24 pneu 24x2.1 , bike super legal . Abraco
 

Gentil Beer

New member
Bom dia .... é a ideia ...não sei se isso é possível ! Pela sua resposta parece que não ...rs.
Vou tentar melhorar minha pergunta, a bateria eu carrego na energia da casa com o carregador ...eu pensei o seguinte : gerar energia para o conversor e sair na ponta 110v e ligar o carregador no conversor ..... é ridículo ? É que um velho amigo uma vez me disse que uma ideia é sempre uma ideia ...sei que até onde busquei informações não há nada relevante sobre isso , senão já teriamos algo no mercado, mas foi uma questão que gostaria de algum esclarecimento de alguém técnico ou que tenha maior conhecimento e li vários tópicos de vcs e acho q são indicados para a pergunta em questão, muito obrigado pela atenção.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Aqui, estamos todos aprendendo. Não se preocupe, pode postar as dúvidas que tiver que tentaremos responder.
Sim, é possível fazer isso na elétrica e eletrônica. Só não acho viável, devido a perda de energia nessas transformações (mecânica em elétrica), elétrica cc em ac. Há perdas de energia em forma de calor, arrasto e resistência ohmica. A conversão acaba com resultando em baixa eficiência.
Pode continuar perguntando, caso não tenha sido claro. Tenho projetado e iniciado a fabricação de uma bike elétrica do zero. Então, tenho pesquisado muito sobre o assunto.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Vc está querendo usar o motor da sua bike para gerar 110vac para a sua casa ? Seria isso ? Mas pedalando ou usando o motor ? Fiquei em dúvida.
 

Gentil Beer

New member
Não, eu estou querendo gerar força com o dinamo na roda da e bike para carregar a bateria usando um conversor de 12v para 110v e usar o carregador da e bike nesta saída de 110 v para carregar a bateria....
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ok. Entendi.
É como havia explicado no post anterior.
Para gerar energia no dínamo, vai exigir da bateria um valor em mah (mili amper hora), só que vai conseguir retornar para a bateria menos. Vamos imaginar um valor de exemplo, vc usa 300mah para girar o dínamo, mas só consegue carregar 200mah na bateria. Qual o ganho disso ? Só perdeu. Porque não consegue carregar 300mah ? Por causa das perdas nas conversões de energia eletrica em mecânica (caso do dínamo ) e a conversão de tensão 12vdc em 110vac. Nesse caso, teria que usar um inversor de tensão.
Já pensou em usar uma hélice para gerar energia ? Pode ser mais viável.
 
Top